Destaque

Humildade Pedagógica.

   

É… é isso! Humildade Pedagógica!

Tenho tido oportunidades felizes para replicar a diversos grupos de educadores, em diferentes momentos de minha vida profissional, vivências de humildade pedagógica. Sinto-me feliz por isso! A convicção de que podemos e devemos ser profissionais cientes e conscientes de que o aprendizado se dá a cada nova experiência, a cada nova relação com o outro, sem a pretensão de achar que sabemos mais e que somos melhores, é muito saudável.

Independentemente dos cargos que já exerci e das posições que já ocupei nesta nossa sociedade que confere imenso valor e status às aparências, minhas atitudes sempre foram pautadas pelo respeito aos profissionais com os quais eu compartilhava minhas atividades profissionais e construía conhecimentos.

Em diferentes oportunidades, conversando com reconhecidos e renomados conferencistas como Mário Sérgio Cortella, Vasco Moretto, Ariana Cosme, Celso Vasconcellos, Gabriel Chalita entre outros, pude experimentar o sabor da humildade pedagógica. A simplicidade e leveza com as quais faziam suas considerações e traduziam seus pensamentos eram exemplos para educadores. Detentores de títulos de doutorado e pós-doutorado, esbanjavam simplicidade em suas posturas. Exemplos!

Vasco Moretto, numa de suas palestras afirmou que um profissional só pode se julgar competente, quando capaz de relacionar-se bem com o outro. Trata-se do domínio da competência relacional. Em outra oportunidade, Cortella, palestrando para os educadores da rede municipal de Cruzeiro e Vale Histórico, lembrou questionamentos que recebia de colegas por compor sua equipe, quando Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo, de profissionais reconhecidamente competentes em sua área de atuação, os quais entendiam que ele, Cortella, pudesse ser “abafado”, pudesse ter seu brilho ofuscado por estes profissionais… No entanto, aos questionamentos, respondia com total tranquilidade: “Em hipótese alguma, pois feliz é o gestor que tem sob a sua gestão profissionais com reconhecida competência naquilo que fazem.” Simples assim!

E deve ser simples assim mesmo. Devemos ficar sempre muito à vontade para intercambiar com nossos colegas de profissão. Ser eternamente “curioso” para o aprender. Ser humilde para dizer: “Poxa! Estou vendo esta sua aula… Show! Fiquei impressionado como os alunos ficam ligados! Pode me dar umas dicas, pois estou com muita dificuldade para conseguir prender a atenção dos meus alunos.” E por que não? Por que eu devo ficar me policiando para pedir ajuda ao meu colega de profissão? Será que vão me achar incompetente? Que besteira! Num momento aprendemos e noutro ensinamos e num terceiro, ensinamos e aprendemos… É assim a vida! E deve ser assim a vida!

Quantos saberes novos podemos construir, quando vivenciamos a humildade pedagógica.

Como Secretário de Educação de Cruzeiro, construí enriquecedoras vivências com os colegas Secretários de Educação das cidades do Vale Histórico… Aprendi muito com meus professores e diretores da rede municipal de ensino. Gratidão! Consolidei saberes com meus amigos profissionais da Regional de Guaratinguetá, quando Dirigente Regional de Ensino daquela região. Gratidão!

E assim, continuo… ouvindo muito e falando menos! Aprendendo, humildemente, com meus colegas de profissão. Humildade Pedagógica!

Eduardo Ferreira de Castro.

Especialista em Educação com pós-graduação em Gestão Educacional.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plantão de Notícias 24h - Whatsapp 012 98143 0089 | Notícias do Vale do Paraíba, Sul de Minas e Sul Fluminense

@Instagram

  • Cruzeiro vai imunizar adolescentes contra HPV Meningite C e Hepatitehellip
  • Inscries para o Encceja 2017 se iniciam em agosto emhellip
  • Menor de 17 anos  apreendido com 1kg de cocanahellip
  • Sob forte neblina Via Dutra registra seis acidentes um mortohellip
  • Vacina pentavalente volta a ser aplicada na regio  Portalhellip
  • Parque Alberto Simes fechado desde o final do ano passadohellip
  • 9 Encontro dos Motoristas acontece em Cruzeiro no prximo domingohellip
  • Orquestra de Cruzeiro se apresenta no Teatro Capitlio no prximohellip

Copyright © 2017 Mix Vale

To Top
error: