Cachoeira Paulista

Cachoeira Paulista recebe exposição itinerante da EDP São Paulo que celebra a Língua Portuguesa

Cachoeira Paulista, 06 de outubro de 2017 – Os moradores de Cachoeira Paulista poderão visitar na próxima sexta-feira (06) a exposição itinerante “A Energia da Língua Portuguesa”, iniciativa da EDP São Paulo que já atraiu quase 11 mil pessoas pelas cidades em que passou. O caminhão com atividades interativas sobre o português estará no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes Avelino Pinto Ventura, das 10h às 19h. A atração é gratuita e aberta ao público.

São ao todo 300 metros quadrados de espaço que permite aos visitantes realizarem um mergulho na cultura e na arte dos países que falam o português, entre eles, principalmente, Brasil e Portugal. O destaque fica com as peculiaridades e diferenças do português falado em ambos os países, além de curiosidades sobre expressões comuns do idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Do lado de fora, a exposição traz uma espaçosa área externa que convida os visitantes à leitura e à convivência, com puffs espalhados e estantes recheadas de livros.  Conta também com  um painel de LED, que se transforma em uma tela de cinema, na qual são exibidos filmes inspirados na literatura brasileira.

“A Energia da Língua Portuguesa” partiu do Parque Ibirapuera, na capital paulista, e integrou a programação paralela da 15ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, em julho. Também já visitou as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Linhares, no Espírito Santo, a capital carioca, no Rio de Janeiro, e os municípios de São José dos Campos e Guarulhos, em São Paulo.

Energia Limpa no caminhão

São utilizadas placas solares fotovoltaicas no teto do caminhão e painéis de LED para as atrações, visando ressaltar a importância da preservação dos recursos naturais e os benefícios do uso eficiente da energia.

Principais atrações

No espaço interno, há várias estações interativas e em cada uma há uma atividade distinta:

ü  Gerador de Sotaques: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

ü  Letra por Letra: O jogo é soletrar palavras da nossa língua e ter a chance de ganhar um livro. A brincadeira é realizada por meio de uma vending machine.

ü   Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Em um visor 360°, as dez nações que falam a língua portuguesa podem ser ‘visitadas’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e palavras completamente diferentes para designar o mesmo.

ü  Uma Língua Cheia de Energia e História: Mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.

ü  Linha do tempo Brasil X Portugal: Nesta estação, quem participar terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras

ü   EDP e o Museu da Língua Portuguesa: Do Museu da Língua Portuguesa para Cachoeira Paulista, de Cachoeira Paulista para o Museu. Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

ü  Recite seu Poema: Antes de deixar a exposição, aqueles que desejarem poderão recitar um poema sendo captado pela nossa câmera. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.

ü  Área externa: Cover face com capas de livros e produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante.

 

Patrocínios em apoio a Língua Portuguesa

A língua portuguesa é um patrimônio que une os países onde é falada e estabelece uma conexão especial entre as culturas. É por isso que a EDP Brasil, empresa que atua em todos os segmentos da cadeia elétrica, investe em expressividades criativas que fomentem esta união.

A Companhia é a patrocinadora Máster da Restauração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, em cuja reconstrução investirá R$ 20 milhões nos próximos três anos. A reinauguração do espaço está prevista para 2019. “A Energia da Língua Portuguesa” também apresenta conteúdos desenvolvidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM).

 
 Envie denúncias, informações, fotos e vídeos.  Adicione o Plantão da Mix Vale no WhatsApp 12 98143-0089

Plantão de Notícias 24h - Whatsapp 012 98143 0089 | Notícias do Vale do Paraíba, Sul de Minas e Sul Fluminense

Copyright © 2017 Mix Vale

To Top