Benefícios

Aposentadoria no INSS após pagar contribuições por 25 anos

meu inss cnis aposentadoria
Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com

Aposentadoria no INSS após pagar contribuições por 25 anos Em meio às complexidades das regras previdenciárias brasileiras, os segurados do INSS que alcançam a marca de 25 anos de tempo de contribuição têm diversas opções de aposentadoria a considerar. As regras padrão estabelecem variações de 15 a 30 anos para mulheres e 15 a 35 anos para homens, mas aqueles com 25 anos atingem um marco crucial para uma possível transição.

Aposentadoria por Idade:

  • Homem: 65 anos de idade, 15 anos de contribuição, carência de 180 meses.
  • Mulher: 61 anos e 6 meses de idade (até 2022), 62 anos de idade (a partir de 2023), 15 anos de contribuição, carência de 180 meses.

Aposentadoria Especial no INSS:

  • Dependendo da exposição a agentes perigosos ou insalubres, o tempo de atividade especial varia (15/20/25 anos). Exemplos incluem ruídos excessivos (grau leve) e médicos (grau leve).

Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência:

  • Homem com deficiência grave: 25 anos de tempo de contribuição.
  • Mulher com deficiência grave: 20 anos de tempo de contribuição.

Cuidados Antes de se Aposentar com 25 Anos de Contribuição:

  1. Verificação da Carência: Garantir que o tempo mínimo de contribuição seja acompanhado pela carência exigida.
  2. Manutenção das Contribuições: Evitar parar de contribuir sem orientação adequada, considerando as implicações.
  3. Atenção à Atividade Remunerada: Se exercer atividade remunerada, a interrupção das contribuições pode não ser uma opção.
  4. Qualidade de Segurado: Manter a qualidade de segurado para garantir acesso a diversos benefícios do INSS.

Vale a Pena Aguardar Fechar 30/35 Anos de Contribuição?

  • Depende da situação individual. Uma análise cuidadosa, considerando a idade, tempo de contribuição e outras variáveis, pode indicar se é vantajoso esperar atingir requisitos mais favoráveis.

Aqueles com 25 anos de tempo de contribuição têm diversas opções de aposentadoria, mas é crucial considerar cuidadosamente cada uma delas. O cenário individual, como a atividade exercida e o histórico contributivo, influencia diretamente nas possibilidades e nos cálculos para a aposentadoria. Um Plano de Aposentadoria personalizado, com a orientação de um advogado especializado em Direito Previdenciário, é fundamental para tomar decisões informadas e garantir uma transição segura para a aposentadoria.

To Top