Brasil

Como é a vacina contra a dengue criada no Butantan

Vacina Dengue
Foto Reproducao

Instituto Butantan prepara documentação para submeter à Anvisa imunizante com 79,6% de eficácia.

Uma boa notícia para a população brasileira: a primeira vacina contra a dengue desenvolvida no país está em fase final de testes e pode ser aprovada pela Anvisa até o final deste ano. O imunizante, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, tem 79,6% de eficácia e é aplicado em dose única.

“A gente já sabe que é uma vacina com uma eficácia de 79,6%. Então, protege em quase 80% para qualquer caso assintomático de dengue que está finalizando a última etapa de estudo clínico. E acho que é importante ressaltar que essa vacina que o Butantan está desenvolvendo é uma vacina de dose única, o que facilita bastante a implementação”, diz a representante do instituto.

A expectativa é que a vacina seja disponibilizada para a população no início de 2025. “A gente está com uma expectativa otimista de ter aprovação potencial até o final deste ano para que no início do ano que vem, ela já esteja disponível”, afirma a representante do Butantan.

Falta de vacina contra dengue na rede privada

Enquanto a vacina brasileira não é aprovada, a única opção disponível no mercado é a do laboratório japonês Takeda, que está em falta em várias clínicas particulares de São Paulo. A procura pelo imunizante aumentou significamente nas últimas semanas, o que contribuiu para a escassez.

“A procura aumentou bastante porque cada dose da vacina é R$ 449. A realidade do bairro é de classe média a alta, então, as pessoas acabam pagando tranquilamente esse valor. No momento, há entorno de 160 doses na fila de espera”, afirma a enfermeira Solange Barros.

To Top