Benefícios

O que é o INSS e como ter direito aos benefícios

aplicativo previdencia social e inss
rafapress/Shutterstock.com

O que é o INSS e como ter direito aos benefícios O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS, variando de acordo com o tipo de aposentadoria.

A CAIXA atua como Agente Pagador de Benefícios do INSS, sob gestão do Ministério do Trabalho e Previdência. A origem dos recursos para pagamento é da União.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício do INSS, os Segurados da Previdência Social acima de 16 anos de idade ou seus procuradores/tutores ou representantes legais

O beneficiário pode nomear um procurador junto ao INSS para que seja cadastrado para recebimento do benefício.

Prova de Vida

A Prova de Vida é uma exigência do INSS para a comprovação de vida do beneficiário.

De acordo com a Portaria MTP nº 220, de 2 de fevereiro de 2022, passou a ser realizada anualmente pelo INSS.
Saiba mais

Como consultar a situação do meu benefício INSS

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7.

No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Para consulta das informações na Central de Atendimento CAIXA ao Cidadão, o beneficiário deverá ter em mãos o número do seu benefício, CPF e data de nascimento para digitação durante o atendimento.

O Atendimento Eletrônico do INSS disponibiliza as seguintes informações:Situação do Benefício – identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada e devolvida ao INSS ou não localizada.Portabilidade – orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do seu benefício e também poderá consultar a situação atual da portabilidade já solicitada há mais de 2 dias.Prova de Vida – identificação da situação da sua Prova de Vida: data da última Prova de Vida realizada e periodicidade de vigência da mesma.

Como sacar o INSS

De posse do cartão previdenciário e senha, o saque pode ser realizado em uma sala de Autoatendimento CAIXA, Unidade Lotérica ou correspondente CAIXA AQUI, de acordo com o limite de pagamento nesses canais.

O saque também pode ser realizado em uma agência Caixa com o documento de identificação oficial com foto.

Quem recebe o benefício em conta CAIXA conta com vantagens exclusivas. Além de poder usar o cartão da conta para movimentar o valor do benefício, com possibilidade de saque parcial e uso da função débito para compras, ainda possui condições diferenciadas e taxas reduzidas para contratação de produtos de crédito.

O beneficiário pode nomear um  procurador junto ao INSS para que seja cadastrado para efetuar o saque.

To Top