Benefícios

Novo ciclo de pagamentos do Bolsa Família inicia com benefícios para milhões de famílias

O Bolsa Família, um dos principais programas de assistência social do Governo Federal, dá início a um novo ciclo de pagamentos nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, marcando uma fase importante de apoio financeiro para milhões de brasileiros. Desta vez, cinco grupos adicionais terão o benefício creditado diretamente em suas contas do Caixa Tem, com a expectativa de que pelo menos 21 milhões de famílias sejam beneficiadas até o final do cronograma na próxima semana.

Valor Médio do Benefício e Alcance

O valor médio do Bolsa Família para este mês de fevereiro alcançou R$ 686,10, uma média calculada a partir da totalidade dos pagamentos dividida pelo número de famílias contempladas. Esse montante representa a diversidade dos valores recebidos pelos beneficiários, com alguns grupos recebendo mais e outros menos do que a média indicada.

Pagamentos Especiais em Situações de Emergência

Neste mês, uma abordagem especial foi adotada para mais de 1,25 milhão de famílias residentes em 85 municípios brasileiros que enfrentam situações de emergência ou estado de calamidade pública. Estas famílias tiveram acesso unificado ao benefício já no primeiro dia de pagamento, 16 de fevereiro, independentemente do final do seu NIS (Número de Identificação Social).

Cronograma Detalhado de Pagamentos

Para as demais famílias não incluídas na situação de emergência, o pagamento segue um cronograma estruturado de acordo com o último dígito do NIS, estendendo-se até o final de fevereiro:

  • NIS final 1: 16 de fevereiro
  • NIS final 2: 19 de fevereiro
  • NIS final 3: 20 de fevereiro
  • NIS final 4: 21 de fevereiro
  • NIS final 5: 22 de fevereiro
  • NIS final 6: 23 de fevereiro
  • NIS final 7: 26 de fevereiro
  • NIS final 8: 27 de fevereiro
  • NIS final 9: 28 de fevereiro
  • NIS final 0: 29 de fevereiro

Inclusão de Novas Famílias e Regra de Proteção

Entre as famílias beneficiadas neste ciclo, 240 mil foram recentemente aprovadas para ingressar no programa, enquanto outras 2,29 milhões estão sob uma regra de proteção, garantindo um benefício médio de R$ 372,45 — equivalente a 50% do valor total a que teriam direito. Esta medida de proteção visa assegurar a continuidade do auxílio a famílias que superaram o limite de renda mensal permitido, ajustando o valor recebido à nova realidade financeira.

Opções de Saque

Os beneficiários podem movimentar seus recursos através do aplicativo Caixa Tem, realizar saques em agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas, utilizando um documento com foto ou o cartão do programa.

Esta nova etapa do Bolsa Família reafirma o compromisso do governo em prover suporte essencial às famílias mais vulneráveis do país, especialmente em tempos de desafios econômicos e sociais.

To Top