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INSS Digital chega às agências do Rio para reduzir longa espera por benefício

O INSS implementará na próxima quinta-feira, em todo o Rio, o sistema INSS Digital, que pretende agilizar a liberação de aposentadorias. Com isso, os 105 postos de atendimento do órgão no estado receberão os segurados apenas para checar a documentação, que será digitalizada e devolvida.

As cópias digitais serão encaminhadas a um polo de concessão, que analisará o requerimento. Depois disso, o beneficiário poderá acompanhar a tramitação do processo pela internet, por meio de um número de protocolo.

— Para passar do modelo comum de atendimento presencial e exclusivo nas agências para o digital, fizemos uma grande capacitação dos servidores. Agora, o modelo digital passa a funcionar com o objetivo de diminuir o tempo de espera pelo atendimento e o prazo de resposta do pedido — disse Paulo Eduardo Cirino, superintendente regional do INSS para Minas Gerais, Rio e Espírito Santo.

Hoje, segundo ele, a demora para conseguir atendimento chega a dois meses, e o tempo de resposta para o pedido de benefício gira em torno de cinco meses (150 dias). Com o INSS Digital, a meta é diminuir a espera para ser atendido a no máximo uma semana e o prazo de resposta para até 45 dias.

Uma série de benefícios passarão a integrar o novo modelo de atendimento digital, mas o foco do INSS é acelerar a liberação de aposentadorias por tempo de contribuição.

— Hoje, a aposentadoria por idade já é automática: o segurado que tem os requisitos para se aposentar é avisado, e o benefício é concedido. O salário-maternidade também já é automático, liberado pelo portal Meu INSS. Com isso, os segurados não precisam ir aos postos, o que já desafoga as agências. Mas, em breve, não será mais possível agendar esses pedidos (nas agências), porque serão totalmente automáticos — disse.

Após o INSS Digital entrar em operação, o Rio será o primeiro estado do Sudeste e o décimo do país a ter todas as agências neste modelo. Os do Norte e do Sul já operam com o novo sistema.

Estado do Rio terá polo de concessão

Para tirar o projeto do papel, o INSS criará um polo de concessão de benefícios em Belo Horizonte (MG), que ficará encarregado de analisar os documentos digitalizados e encaminhados pelas agências. Hoje, porém, os requerimentos de aposentadorias e auxílios feitos no Rio já são todos analisados na capital mineira, por uma equipe de 75 servidores, o que atrasa a concessão. A ideia, portanto, é que após 90 dias da implementação do INSS Digital, um polo de concessão passe a funcionar no Rio, com 50 pessoas trabalhando exclusivamente na análise rápida de documentos.

— Fazer esse trabalho no Rio é muito importante, pois a capital, especialmente, passa por problemas de atendimento. Com o INSS Digital, queremos levar ao segurado agilidade e comodidade. Além disso, é importante que ele saiba que consegue acesso a vários serviços pelo Meu INSS — disse Cirino.

O portal Meu INSS já tem mais de sete milhões de cadastrados. Acessível pelo computador ou pelo celular, permite acompanhar o andamento de um pedido e consultar extratos. Para se cadastrar, é preciso ter documentos pessoais e carteira de trabalho em mãos, pois perguntas são feitas para conferir a identidade do usuário: datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Como funciona

Agendamento

É necessário agendar o atendimento em uma das agências pela central telefônica 135 ou pelo site do INSS (www.inss.gov.br).

Documentos

Após agendar uma data, o segurado deve ir ao posto com todos os documentos, que serão escaneados por um servidor na própria agência.

Acompanhamento

Depois, o trabalhador receberá um número de protocolo, pelo qual conseguirá acompanhar o status do processo pela internet, por meio do portal Meu INSS.

Fonte Extra.globo.com

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