Benefícios

Feirão CAIXA 2018: Assistente Virtual já respondeu a mais de 250 mil perguntas

Busca por música do Skank dispara 1.150% após confusão com letra nas redes sociais

O Assistente Virtual da CAIXA já respondeu a mais de 250 mil perguntas desde o seu lançamento, em 4 de maio, na abertura do Feirão CAIXA da Casa Própria 2018. Disponível na página do evento, o chatbot permite que o usuário tire suas dúvidas sobre crédito habitacional por meio de uma conversa guiada: a cada interação, a ferramenta oferece respostas para questões mais específicas.

“Vimos no Feirão CAIXA uma grande oportunidade para lançar essa ferramenta, e os números foram incríveis”, atesta a gerente executiva Luisa Capurro, da Superintendência Nacional de Estruturação, Construção e Atendimento de Demandas de TI da CAIXA. “Apenas nas primeiras 48 horas, foram mais de 100 mil perguntas respondidas.”

Além de tirar dúvidas sobre o feirão, o Assistente Virtual da CAIXA também faz simulações de financiamento – já foram 15 mil desde a abertura do Feirão CAIXA 2018. “Reduzimos as etapas do Simulador Habitacional CAIXA para que o chatbot pudesse dar o resultado depois de apenas cinco interações”, explica Capurro. “E o melhor: com diálogos curtos e uma linguagem simples e clara.”

Desenvolvimento CAIXA
Com arquitetura de software baseada em NodeJs e Java, o Assistente Virtual da CAIXA foi desenvolvido inteiramente por empregados do banco. O modelo de conversa é baseado em regras criadas a partir de uma estrutura de árvore de decisão, permitindo que o usuário estabeleça uma interação objetiva, natural e efetiva.

“A interação através de uma conversa guiada faz a experiência ser rápida, prática e direta. Nossa intenção é garantir que o usuário finalize a conversa com as dúvidas esclarecidas” afirma o coordenador de projetos matriz Renato Arcanjo, também da Superintendência Nacional de Estruturação, Construção e Atendimento de Demandas de TI da CAIXA. O motor de diálogos que sustenta o chatbot conta com um algoritmo de recursão infinita próprio, também desenvolvido por empregados da CAIXA.

“A construção do programa utilizou as técnicas e padrões de projeto mais modernos disponíveis no mercado. Isso permitiu o processamento de 107 mil mensagens no primeiro fim de semana do feirão, com a entrega de cada nova mensagem ao usuário em uma média de 360 milésimos de segundo”, explica Arcanjo.

Novos fluxos
O próximo passo, conta Luisa Capurro, é levar o Assistente Virtual da CAIXA para os perfis do banco nas redes sociais. “A ferramenta oferece a possibilidade de proporcionar uma nova experiência ao usuário, entregando o serviço onde ele está, e não mais em um canal predeterminado”, destaca.

Gradualmente, o chatbot também passará a tratar de outros produtos e serviços da CAIXA. “O fluxo negocial da habitação é apenas o primeiro, há uma imensa possibilidade de diálogos”, diz Renato Arcanjo. “A ideia é criar fluxos de conversas guiadas integrados aos sistemas corporativos por meio de APIs [sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicativos], e futuramente permitir a integração com serviços cognitivos.”

Feirão CAIXA da Casa Própria 2018
O Feirão CAIXA da Casa Própria 2018 volta neste fim de semana nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e São Luís (MA). De 18 a 20 de maio, o maior evento do mercado imobiliário brasileiro vai oferecer 58.123 imóveis, entre novos e usados. Estarão disponíveis todas as modalidades de crédito operadas pelo banco.

Na semana que vem, de 25 a 27 de maio, o Feirão CAIXA 2018 será encerrado nas cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Além de aquecer o mercado imobiliário em todas as regiões do país, o Feirão CAIXA integra a estratégia do banco de proporcionar as melhores condições para a compra da casa própria. Em um mesmo espaço, o visitante pode encontrar um imóvel, simular o valor da prestação e assinar o contrato de financiamento.

Em seu fim de semana de abertura, o Feirão CAIXA 2018 movimentou mais de R$ 4,4 bilhões. De 4 a 6 de maio, o maior evento do mercado imobiliário brasileiro recebeu 62.515 visitantes nas cidades de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Foram encaminhados 22.538 contratos para fechamento.

Serviço
Feirão CAIXA da Casa Própria 2018
De 4 a 6 de maio, de 18 a 20 de maio e de 25 a 27 de maio de 2018
Sextas-feiras e sábados, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 18h*
Confira o calendário completo e as cidades participantes

To Top