Últimas Notícias

Leilão de distribuidoras da Eletrobras será no dia 26 de julho

NICOLA PAMPLONA

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O governo agendou para o dia 26 de julho o leilão de seis distribuidoras de eletricidade controladas pela Eletrobras. Os editais dos leilões serão publicados nesta sexta (15). Nesta quinta (14), o MME (Ministério de Minas e Energia) solicitou à estatal que prorrogue o prazo de liquidação das companhias.

O objetivo de ganhar tempo para concluir o processo de privatização das empresas. A Eletrobras havia definido que devolveria as concessões n o dia 31 de julho. Com atrasos no processo de privatização, porém, a avaliação é de que não será possível concluir a transferência do controle das empresas até a data marcada.

Assim, o prazo será estendido para evitar interrupção na prestação dos serviços. A Eletrobras vai vender seis distribuidoras, que operam no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Alagoas e Piauí. Os leilões devem ser realizados no dia 26 de julho. 

As empresas foram transferidas à estatal após o processo de privatização do setor, nos anos 1990, e vêm registrando prejuízos recorrentes. O governo alega que a iniciativa privada pode aumentar a eficiência das operações.

As distribuidoras serão vendidas pelo valor simbólico de R$ 50 mil, além do compromisso com investimentos na melhoria do serviço prestado. Para limpar o balanço das empresas, a Eletrobras assumiu cerca de R$ 11 bilhões em dívidas.

A estatal já havia definido o fim de 2017 como data limite para devolver as concessões, mas prorrogou o prazo diante das dificuldades enfrentadas para transferir as empresas.

To Top