mega sena mix vale
Loterias

Especialistas comentam sorteio da Mega-Sena de sábado

A sequência dos números 50, 51, 56, 57, 58 e 59, sorteados no concurso 2.052 da Mega-Sena do último sábado (23), é a mesma que quaisquer outros seis números seguidos, segundo analisam especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UNB).

“Esses números sorteados não surpreendem. Quaisquer seis números são tão difíceis de acontecer tanto quanto os sorteados no sábado”, avalia Claudia Monteiro Peixoto, professora do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da USP. “Claro que, se pensar quantas vezes se observará a sequência de números tão próximos, na mesma dezena, isso será menor do que o total. Mas isso não surpreende, porque quaisquer seis números têm a mesma probabilidade”, disse.

Segundo Claudia, todos os cerca 50 milhões de grupos de subconjuntos de seis números têm a mesma probabilidade. “Todos são raros, mas todos seis números têm a mesma probabilidade de acontecer”, declarou.

Os números também não surpreendem o professor do Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (UNB) Lucas Moreiura. “Não existe nada de extraordinário nos números sorteados na Mega-Sena de sábado, apesar de ser a primeira vez na história que saem números com a mesma dezena. Mas a chance de acontecer isso é tão provável como a de quaisquer outros seis números”, reforçou.

Sorteios
Os sorteios são franqueados ao público em geral e os locais de realização são amplamente divulgados, com antecedência de 30 dias, na página da CAIXA na internet (www.loterias.caixa.gov.br/wps/portal/loterias/landing/sorteios) e em diversos meios de comunicação.

As bolas utilizadas possuem o mesmo peso e diâmetro, que são aferidas periodicamente, com análise de peso e diâmetro feita pelo Inmetro, instituição de maior reconhecimento no Brasil em matéria de metrologia e, para a precisão necessária dessas aferições, as bolas são pesadas e medidas em ambiente de laboratório para que agentes externos não influenciem o resultado do relatório final apresentado pelo Instituto, garantindo assim a fidedignidade exigida.

Tais bolas são acondicionadas em maletas que são abertas somente no momento dos sorteios, na presença do público e sob acompanhamento dos auditores populares, que conferem os lacres e o termo de fechamento lavrado no sorteio anterior.

O mesmo procedimento acontece ao fim dos sorteios, quando as bolas são novamente acondicionadas e guardadas, fechando assim o círculo que garante a utilização somente em sorteios oficiais, preservando e garantindo as medidas aferidas pelo Inmetro.

Especialistas comentam sorteio da Mega-Sena de sábado
To Top