O prazo para recadastramento dos usuários máster das prefeituras, operadores do sistema do Cadastro Único, foi adiado para 6 de julho, sexta-feira. Até esta sexta-feira (29), que seria o último dia, 1,5 mil prefeituras ainda não haviam se recadastrado.

Responsável pelo sistema do Cadastro Único, a CAIXA disponibilizará uma nova versão em 7 de julho. Para ter acesso à nova versão do sistema, os operadores de cada município precisam fazer o recadastramento.

“Estamos aplicando novas funcionalidades para aumentar a segurança no acesso”, disse Tiago Cordeiro de Oliveira, superintendente nacional do Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais. “Como é realizado pela internet, a equipe de segurança da CAIXA fez um estudo e desenvolveu um novo sistema de autenticação de usuários e estamos adotando esse mesmo sistema para o Cadastro Único”, explicou.

A partir de 7 de julho, os usuários másters poderão cadastrar os demais usuários das prefeituras. “São quase 30 iniciativas que utilizam as informações do cadastro único, seja federal, estadual e municipal”, completou o superintendente.

Cadastro Único
O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que os governos federal, estaduais e municipais conheçam a realidade socioeconômica dessa população. São registradas informações sobre as características da residência, identificação de cada ente da família, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Por meio do sistema é que o governo federal seleciona e inclui as famílias em programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, isenção de taxa de inscrição em concursos públicos, Tarifa Social de Energia Elétrica, Bolsa Verde, além de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. O Cadastro Único funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados e os municípios. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é o gestor responsável e a CAIXA o agente operador. O Cadastro Único está regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

CAIXA e MDS prorrogam prazo para o recadastramento de operadores do Cadastro Único
To Top