Destaque Cidade

SP atinge 15% da meta de vacinação em 1 dia e meio

Em um dia e meio desde o início da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a cidade de São Paulo atingiu cerca de 15% da sua meta de imunização.

A capital paulista espera atender 562.392 crianças, que representam 95% do público alvo. De sábado (4) até as 12h desta segunda (6), segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 89.914 crianças menores de cinco anos tomaram a vacina contra a poliomielite e 87.579 foram vacinadas contra o sarampo. Uma criança pode ter tomado as duas doses no mesmo dia.

A orientação do Ministério da Saúde é de que todas as pessoas com idades entre um e cinco anos incompletos sejam vacinadas, independentemente de estarem com o esquema de imunização em dia.

Para receber a vacina em São Paulo é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e o cartão SUS. É possível consultar no site busca saude.prefeitura.sp.gov.br o posto de referência, de acordo com o endereço.

No estado de São Paulo, o balanço da campanha aponta que, da manhã de sábado até as 15h da segunda, foram 377.023 crianças vacinadas contra sarampo e 383.923 contra a poliomielite -a população alvo é de 2,2 milhões.

Para a Secretaria Estadual de Saúde, é fundamental que os pais ou responsáveis levem aqueles que ainda não foram vacinados aos postos até 31 de agosto, quando a campanha será encerrada.

Para a diretora de imunização da secretaria, Helena Sato, a vacinação é fundamental para eliminar o risco da circulação destas doenças em São Paulo. “As vacinas são seguras e esperamos que os pais e responsáveis se mobilizem.”

No sábado, dia 18 de agosto, os postos de saúde de todo o estado abrirão das 8h às 17h para mais um Dia D. A ideia é facilitar o atendimento aos pais que não conseguem vacinar os filhos durante a semana. Cerca de 35 mil profissionais devem ser mobilizados para o segundo dia D.

To Top