O aposentado que continua trabalhando na mesma empresa en que se aposentou pode pedir em uma agência da Caixa o agendamento mensal do saque do FGTS. O dinheiro é transferido para conta-corrente da própria Caixa ou de outro banco que o segurado preferir.

Para pedir o agendamento do FGTS mensal, o aposentado precisa apresentar para a Caixa:

  • Documento que comprove a aposentadoria fornecido pela Previdência Social ou órgão equivalente
  • Carteira de trabalho para comprovar o vínculo com a empresa
  • Documento de identificação com foto

Mesmo quem já sacou todos os valores do FGTS quando se aposentou pode pedir o agendamento do saque mensal em uma agência da Caixa a qualquer momento, desde que continue na mesma empresa.

Se não quiser agendar o saque, o aposentado também pode retirar o dinheiro todo o mês. Para valores até R$ 3.000, o saque é permitido nos caixas eletrônicos com Cartão Cidadão e senha. Também dá para sacar o dinheiro nas lotéricas ou correspondentes bancários da Caixa com o Cartão Cidadão, senha e documento oficial com foto.

Para valores até R$ 1.500, o saque pode ser feito nos caixas eletrônicos, só com a senha do Cartão Cidadão (o cartão não é necessário) e o número do PIS, que é o mesmo do NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Se for diretamente no caixa da agência, é preciso apresentar o número do PIS, NIS ou NIT e um documento oficial com foto.

Se deixar de sacar um mês, ele pode retirar o dinheiro do mês anterior e do atual de uma só vez.

Sou obrigado a tirar o dinheiro todos os meses?

O saque não é obrigatório. Ou seja, se o aposentado quiser deixar o dinheiro no FGTS, é possível.

O FGTS rende juros de 3% ao ano, mais a TR (Taxa Referencial) e, pelo segundo ano, trabalhadores recebem uma parte da divisão do lucro do fundo de garantia. Essa remuneração extra só é paga quando há lucro. Em 2017, as contas do FGTS tiveram remuneração total de 5,59% e renderam mais do que a inflação no ano passado. Porém, perdeu para a poupança.

Quem mudou de empresa pode sacar o FGTS todo mês?

Se o trabalhador se aposentar em uma empresa e muda de emprego, o saque só será permitido quando o novo contrato de trabalho terminar. Ou seja, ele não consegue fazer os saques mensais, mas poderá tirar o dinheiro quando sair da empresa, independentemente se foi demitido ou se pediu demissão, informou a Caixa.

Esse aposentado poderá sacar o dinheiro antes do fim do contrato caso se enquadre nas condições gerais de saque, como financiamento da casa própria, por exemplo.

Fonte Uol

Como sacar o FGTS mensal ?
To Top