Veja como fazer o cadastro no Bolsa Família. O programa Bolsa Família é um programa criado pelo governo Federal brasileiro que tem o intuito de auxiliar financeiramente pessoas de uma mesma família, ( como pais e seus filhos) que vivem em condições precárias de vida.

Muitas vezes por falta de informação e até mesmo o acesso à informação, essas pessoas não sabem como fazer para se cadastrar e ter direito ao beneficio. Dessa forma, vamos explicar aqui como fazer o cadastro.

Cadastro

Para que o cadastro da família seja realizado, é necessário que algum membro da família procure a prefeitura de seu município, pois por se tratar de um programa nacional. As entidades governamentais são as responsáveis por informações diretamente relacionadas à qualquer modalidade de programa do governo que atenda a população, nesse caso, é a prefeitura.

Chegando à prefeitura, a pessoa da família deverá informar que tem interesse no Bolsa Família e que quer participar. O ideal é a que pessoa em questão já vá com o seu documento de identificação ( preferencialmente RG). Caso não tenha essa informação de primeiro momento, o ideal é fazer essa primeira visita à prefeitura e se informar do que é preciso para fazer parte do programa, no caso, os documentos necessários, incluindo os de identificação da própria pessoa.

Documentos necessários

Os documentos necessários para fazer o cadastro são:

  • Documentos de identificação de toda a família (preferencialmente o RG). Caso algum membro da família não tenha o RG, a prefeitura aceita outros documentos que contenham os dados pessoais, como: certidão de nascimento e carteira de trabalho.
  • Uma informação importante é que para o responsável pela família ( geralmente é o pai, é necessário que ele leve consigo além do RG, o CPF ou título de eleitor)
  • Documento que comprovem a situação de pobreza da família.

Com essa documentação em mãos, a prefeitura realizará o cadastro, chamado Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Levando os documentos, é necessário que essa família tenha ciência que ainda não está contemplada com o benefício, pois será realizada uma avaliação e confirmação das informações obtidas através dos documentos entregues à essa prefeitura.  O setor responsável por essa análise é o Ministério Do Desenvolvimento Social e de Combate à fome (MDS). A resposta da contemplação não será dada imediatamente à família, uma vez que a seleção de novas famílias para o recebimento do beneficio é feita mensalmente.

Fonte www.programabolsafamilia.com

Veja como fazer o cadastro no Bolsa Família
To Top