1068891 edit 11.03.2017 04485 1
Últimas Notícias

FGTS em forma de garantia para o empréstimo consignado já é oferecido para trabalhadores na Caixa Econômica Federal

FGTS em forma de garantia para o empréstimo consignado já é oferecido para trabalhadores na Caixa Econômica Federal. Trabalhadores do setor privado podem utilizar, a partir desta quarta-feira, dia 26, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para empréstimos consignados na Caixa Econômica Federal. Apesar disso, o banco ainda não divulgou as regras desta linha de crédito até esta manhã.

Os juros, segundo o governo, não vão poder ultrapassar 3,5% ao mês, e o prazo de pagamento será de 48 meses. Segundo o Ministério do Trabalho, essa linha de financiamento estará à disposição de 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Mais de 36 milhões de trabalhadores poderão tomar crédito

A Caixa vai liberar o acesso ao sistema com informações do Fundo de Garantia do trabalhador para os bancos privados. As instituições financeiras passarão a fazer uma consulta prévia para apurar a margem consignável de cada trabalhador no FGTS (o quanto cada um pode comprometer com o pagamento do empréstimo).

As empresas privadas interessadas em que seus trabalhadores tenham acesso a essa linha de empréstimos devem se conveniar a um dos bancos integrantes do sistema implantado pela Caixa. Os juros serão mais baixos pela garantia de 10% do valor do FGTS do trabalhador tomador de crédito, mais o valor referente aos 40% de uma eventual multa rescisória por demissão sem justa causa.

Com as mudanças, o governo espera que os juros do crédito consignado oferecido à iniciativa privada possam se aproximar das taxas médias praticadas atualmente pelo mercado para os servidores públicos (de 1,75% ao mês).

FGTS em forma de garantia para o empréstimo consignado já é oferecido para trabalhadores na Caixa Econômica Federal
To Top