Rio de Janeiro

Aplicativo vai avisar sobre operações policiais no RJ

A Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) informou que vai lançar até o fim do ano uma nova versão do aplicativo Emergência RJ com uma novidade: o cidadão fluminense vai receber em seu celular a informação de operações policiais na área em que ele estiver localizado, com a chancela do órgão.

Segundo texto da secretaria, a nova função estará em desenvolvimento por programadores da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Segurança, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

O aplicativo Emergência RJ – desenvolvido em 2016 por meio de parceria entre SESEG, CICC e startup Nearbee – se encontra disponível nos sistemas Android e IOS. A nova versão do Emergência RJ vai manter as funções atuais.

Nele, já funciona um canal para o cidadão realizar denúncias de crimes eleitorais em todo o Estado do Rio de Janeiro. Tais denúncias são encaminhadas diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e o anonimato é garantido. O aplicativo também recebe as demais ocorrências criminais feitas à Central do 190.

O Emergência RJ está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de e-mail ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. Apesar do cadastramento do usuário, a denúncia contra qualquer crime eleitoral chegará com anonimato à Central do 190 e depois será encaminhada ao TRE.

O projeto do aplicativo foi selecionado na categoria Utilidade Pública/Inclusão Social como finalista do Prêmio Tela Viva Móvel 2017, considerado o mais importante e tradicional seminário sobre o mercado brasileiro de conteúdo.

Fonte G1

To Top