Tecnologia

Facebook anuncia medidas para evitar informações falsas sobre eleições e locais de votação

O Facebook anunciou nesta terça-feira (16) que vem ampliando as medidas para impedir que informações falsas sobre eleições sejam veiculadas na rede social. As medidas preveem o combate à difusão de boatos que podem prevenir que eleitores exerçam o direito ao voto.


Entre as novidades, a rede social anunciou a incorporação de uma nova opção de denúncia, para que os usuários da plataforma possam apontar casos de informação falsa sobre votação (veja imagem abaixo). “Configuramos também canais de comunicação dedicados para as autoridades eleitorais do governo, para que possam fazer o mesmo”, afirmou a empresa em comunicado.

Segundo o Facebook, a plataforma irá enviar casos específicos, como informações de uma escola que possa estar fechada por causa de uma enchente, por exemplo, para serem revisadas pelos checadores autônomos contratados pela empresa. Caso o conteúdo seja classificado como falso, terá distribuição diminuída no feed de notícias e informações complementares, elaboradas pelos checadores.

[yuzo_related]

De acordo com a empresa, informações falsas sobre locais de votação, datas, horários e qualificação para votar estão sendo retiradas da plataforma desde 2016. Mas, no último mês, o Facebook passou a remover conteúdos com boatos sobre como votar, como afirmações de que seria possível votar por mensagens SMS, por exemplo, ou informações falsas sobre contagem de votos.

To Top