Benefícios

Liberação do Abono Salarial 2024 para nascidos em janeiro: Entenda o calendário e possibilidades de antecipação

PIS PASEP ABONOS
gustavomellossa/Shutterstock.com

O início dos pagamentos do abono salarial 2024 marca uma nova etapa para os trabalhadores brasileiros, com o depósito sendo realizado com base no mês de aniversário de cada beneficiário. Especificamente para os nascidos em janeiro, o abono já está acessível, inaugurando o calendário unificado de pagamento do PIS/PASEP.

Detalhes do Calendário Unificado do Abono Salarial 2024:

  • Janeiro: Saques disponíveis a partir de 15/02/2024;
  • Sequência mensal até Dezembro, com os últimos pagamentos iniciando em 15/08/2024;
  • Prazo final para saques até 27/12/2024.

Esclarecimento sobre a Antecipação do Abono:

Muitos trabalhadores questionam a possibilidade de antecipar o recebimento do abono, semelhante às opções de adiantamento do 13º salário ou do FGTS oferecidas por instituições bancárias. Importante esclarecer que, devido à sistemática de pagamento definida pelo governo federal, não há previsão para antecipação do PIS/PASEP. Vale lembrar que as antecipações mencionadas operam na modalidade de empréstimo, sujeitas a taxas de juros que devem ser analisadas cuidadosamente pelo trabalhador.

Valor do Abono e Critérios de Elegibilidade:

O valor do abono salarial para o ano de 2024 foi estipulado em R$ 1.412,00, porém, não todos receberão o montante integral, pois o valor é proporcional ao período trabalhado no ano-base. Estima-se que cerca de 24,5 milhões de trabalhadores estejam aptos a realizar o saque.

Como Consultar a Elegibilidade e Informações Adicionais:

Os trabalhadores podem verificar a elegibilidade ao PIS/PASEP 2024 através do portal Emprega Brasil. Para informações detalhadas sobre valores, datas de pagamento e outras questões, é recomendado o uso do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para sistemas Android e iOS.

Este novo formato visa simplificar o acesso ao abono salarial, garantindo que os trabalhadores possam planejar de forma mais eficaz o uso desses recursos financeiros.

To Top