Internacional

Incêndios na Califórnia matam 5 e tiram mais de 150 mil de casa

Um incêndio que atinge parte do norte da Califórnia se deslocou tão rápido que os bombeiros calculam que ele tenha quadruplicado de tamanho nesta sexta-feira (9), após destruir milhares de construções e quase acabar com uma cidade de quase 30 mil pessoas.

Apenas um dia depois de ter começado, o incêndio Camp Fire, perto da cidade de Paradise, havia crescido para cerca de 285 quilômetros quadrados, e as autoridades afirmaram que cinco pessoas morreram queimadas em seus carros quando tentavam fugir de Edgewood Lane. As vítimas ainda não foram identificadas, segundo o gabinete do xerife do condado de Butte.

O vice-governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no Condado de Butte. Ele também solicitou ao presidente Donald Trump a declaração de estado de emergência federal, afirmando que as condições meteorológicas perigosas devem durar vários dias.

Incêndio florestal obriga mais de 150 mil a deixarem as casas na Califórnia

Segundo o capitão Scott McLean, do Departamento de Proteção Florestal e de Incêndio da Califórnia, os bombeiros não conseguiram combater o fogo na quinta-feira, porque tiveram que concentrar seus esforços em ajudar a resgatar pessoas que tentavam fugir.

A cidade inteira recebeu ordem de evacuação, dando início a um êxodo desesperado em que muitos motoristas ficaram presos no tráfego e deixaram seus veículos para fugir.

As pessoas relataram ter visto grande parte da comunidade em chamas, incluindo casas, supermercados, empresas, restaurantes, escolas e um centro para aposentados.

As áreas rurais foram menos afetadas, mas, ainda assim, muitas casas têm tanques de propano que explodiam em meio às chamas.

McLean estimou que os edifícios perdidos chegavam aos milhares em Paradise, a cerca de 290 quilômetros a nordeste de São Francisco.

Com incêndios nas regiões norte e sul da Califórnia, o diretor do Escritório de Serviços de Emergência do Governador estimou o número de pessoas forçadas a sair de suas casas em 157 mil.

O enorme incêndio que atingiu Paradise se espalhou ao norte na sexta-feira, levando as autoridades a ordenar a evacuação de Stirling City e Inskip, duas comunidades ao norte de Paradise, ao longo da base de Sierra Nevada.

Os ventos também espalharam as chamas para o oeste, até a beira de Chico, uma cidade com 90 mil moradores. Os bombeiros conseguiram conter o fogo ainda na periferia da cidade, de acordo com o Capitão dos Bombeiros da Califórnia, Bill Murphy.

Ele disse ainda que os ventos se tornaram mais fracos no vale, mas ainda chegando a velocidades de até 72 quilômetros por hora ao longo das cordilheiras.

Com as cinzas caindo e o céu escurecendo a um tom ameaçador de preto, os evacuados de Paradise estavam sentados em silêncio, atordoados, nesta sexta-feira diante de uma igreja em Chico onde se refugiaram na noite anterior.

Todos tinham histórias angustiantes de uma fuga em câmera lenta de um incêndio tão perto que eles podiam sentir o calor dentro de seus veículos enquanto ficavam presos em um congestionamento terrível.

Quando a ordem de evacuação chegou, foi como se toda a cidade de 27 mil moradores tivesse decidido sair imediatamente, disseram eles. O fogo cercou a rota de evacuação e os motoristas entraram em pânico. Alguns bateram e outros deixaram seus veículos na beira da estrada.

“Era apenas uma parede de fogo de cada lado, e mal podíamos ver a estrada à nossa frente”, disse o policial Mark Bass.

Bass evacuou sua família de Paradise e retornou para ajudar a resgatar vários moradores deficientes, incluindo um homem que tentava levar sua esposa acamada para um local seguro.

No sul da Califórnia, cerca de dois terços da cidade de Malibu receberam ordem de evacuação na sexta-feira, quando um incêndio perigoso se deslocou em direção à comunidade à beira-mar que abriga cerca de 13 mil moradores, alguns deles celebridades de Hollywood.

O Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles tuitou que o fogo que atravessava as montanhas de Santa Monica estava indo em direção ao mar. Outro incêndio foi registrado mais a oeste no Condado de Ventura, também se movendo em direção ao oceano.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de perigo de incêndio extremo em muitas áreas do estado, dizendo que a baixa umidade e os ventos fortes deveriam continuar durante a noite.

Fonte G1

To Top