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Vai comprar carro usado? Saiba o que olhar antes de fechar negócio

Comprar um carro seminovo ou usado pode ser um ótimo negócio. Basta tomar alguns cuidados básicos, no momento da negociação. Para facilitar sua vida, listamos agora o checklist do que verificar no momento da compra para não ter dor de cabeça no momento de concretizar a compra do usado.

Checklist obrigatório

  • Peça laudo cautelar do automóvel

    Esse documento já é exigido por lei no momento da transferência de titularidade do veículo — o vendedor precisa apresentá-lo e se isso não ocorrer, encerre a negociação. Esse laudo cautelar indica a situação de partes estruturais do carro, da mecânica, condição de chassis, de motor, autenticidade de documentação e da placa, bem como histórico do uso por proprietários anteriores, se há pendências de pagamento ou se ocorreu algum sinistro.

  • Atenção aos detalhes

    Faça a inspeção visual do veículo. Observe atentamento a condição da funilaria (o aspecto da lataria do carro), da pintura, estado dos pneus e também do conjunto de suspensão. O truque para isso é se apoiar sobre o carro e balançá-lo, verificando se ele não se mexe demais — se isso ocorrer, temos problema com amortecedores.

  • Dentro do carro

    Verifique funcionamento de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, espelhos retrovisores, verifique se o aro do volante e pedais não estão desgastados demais. O mesmo vale para o estofamento. Qualquer problema com estes itens vai significar gasto extra depois.

  • Leia o manual

    Pergunte sobre e identifique manual do proprietário, bem como chave reserva do carro a ser negociado. O manual indica, inclusive, se as revisões do carro foram feitas corretamente.

  • Motor e câmbio

    Claro, é preciso verificar motor e câmbio. Mais do que uma insepeção visual, ligue o carro. No caso do câmbio, mexa na alavanca e verifique se há folgas ou engates complicados. Teste a embreagem como movimentos leves. E, se preciso, leve um mecânico de confiança para ajudar nesta verificação de ruídos e funcionamento anormal do motor. Qualquer reparo posterior nesta área sairá muito caro.

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