Economia

Pesquisa avalia celulares com melhor custo x benefício até R$ 1.500 para acertar no presente de Natal

celular android

Mesmo em ano de crise, os smartphones sempre aparecem como uma das principais escolhas de presentes no Natal. Cerca de 12% dos brasileiros têm a intenção de presentear alguém com um aparelho este ano, segundo uma pesquisa feita pela SPC Brasil. Mas escolher o modelo ideal pode ser difícil. Por isso, a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) separou as 11 opções com a melhor relação custoxbenefício do mercado, considerando fatores como duração da bateria, qualidade da câmera, durabilidade e desempenho geral.

Autor do levantamento, que considerou 125 modelos, Thiago Porto considera importante conhecer o perfil da pessoa que será presenteada.

— Adolescentes, por exemplo, costumam querer câmeras melhores e demandam mais de aplicativos e jogos. Mas idosos costumam preferir os aparelhos das marcas Samsung e LG, em que as configurações de acessibilidade, como letras maiores e contraste, são mais fáceis.

Para a gerente de pesquisa da Consumoteca, Marina Roale, atualmente os smartphones funcionam como uma espécie de assistente pessoal:

— Esses aparelhos são importantes ferramentas de trabalho, e isso deve ser considerado também na hora de escolher o modelo.

O representante comercial William Lucas de Lemos, de 22 anos, pretende comprar dois celulares neste Natal: um para ele e outro para a irmã, de 16.

— Ela gosta de fazer selfies e postar as fotos nas redes sociais. Então, estou procurando por um aparelho intermediário, com câmera boa, que também caiba no meu orçamento.

Acessórios na mira dos clientes

A vendedora Luciana Segundo, da loja RHL Acessórios para Celular, na Rua Uruguaiana, no Centro do Rio, conta que a procura por itens como capinhas, películas e fones de ouvido cresce cerca de 40% no fim do ano.

— Muita gente já vem com o aparelho que comprou para presentear e busca um acessório para complementar. Normalmente, leva uma capinha mais ornamentada ou, então, os pop sockets, que estão na moda — contou.

Pop sockets são suportes para os dedos na parte de trás do celular. Kits de capinha e suportes com glitter, estampas de unicórnio e temática de times de futebol estão entre os mais populares.

Segundo a gerente de pesquisa da Consumoteca, Marina Roale, outra tendência é adicionar ao presente cartões com serviços pré-pagos de streaming de filmes e músicas, como Netflix ou Spotify.

— Em muitas famílias, o smartphone é a principal porta de entrada para a internet. É uma fonte de lazer muito importante. Por isso, as pessoas gostam de investir em acessórios e aplicativos que complementem as funcionalidades dos celulares.

Pesquisar preços é a regra de ouro

Com as compras de Natal é fácil começar o ano endividado. Por isso, o professor de Economia e Finanças do Ibmec/RJ, Nelson de Sousa, aconselha o consumidor a dar preferência para pagamentos à vista — quando houver margem financeira suficiente para isso — e que pesquise preços sempre.

— Quem compra por impulso acaba arrumando um problema para o resto do ano. O ideal é usar o 13º salário para pagar as dívidas, fazer as compras de Natal e ainda guardar um pouquinho para eventuais emergências. Pesquisar preços é a regra de ouro para economizar.

Thiago Porto, pesquisador da Proteste, recomenda verificar os preços nas lojas online também, mas sempre prestando atenção às recomendações de outros consumidores, principalmente em lojas menos conhecidas.

— É importante pesquisar sempre para ver quais são as reclamações e se a loja dá apoio ao consumidor no pós-venda. Esse processo é um pouco chato, mas é fundamental para evitar dor de cabeça depois — disse.

O pesquisador lembrou ainda que o cliente que adquire qualquer tipo de produto em lojas virtuais tem o direito de desistir da compra em até sete dias.

To Top