Brasil

Tarifa branca pode baratear conta de luz para consumo fora do horário de pico; veja quem pode aderir

Desde de 1º de janeiro, residências e pequenos comércios que consomem mais de 250KWh por mês podem aderir à tarifa branca na conta de luz, isto é, uma variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo. De acordo Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras poderão fazer a mudança, que até ano passado somente era possível para quem tinha uma média de consumo superior a 500kW/h por mês.

A tarifa branca não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em lei, e à iluminação pública. A previsão é que em 2020 todos os consumidores possam aderir.

Uma casa, por exemplo, em que a TV de 29 polegadas fica ligada por pelo menos três horas diárias e o ar-condicionado de 7500 BTU é utilizado por oito horas diárias, durante todo o mês, atinge 250KWh e já é elegível. Na tarifa convencional, o valor da conta para o mês de janeiro de 2019, seria de R$186,19; já na tarifa branca, o preço muda de acordo com o horário em que o consumo foi maior.

Segundo o assessor da diretoria da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), José Gabino, estabelecimentos comerciais que optarem pela mudança podem ter uma redução na fatura:

— Quem funciona de 8h às 18h tem sua maior faixa de consumo no período fora de ponta e pode se beneficiar. Já para uma família que chega em casa às 19h, por exemplo, não é vantajoso.

Nos dias úteis, a tarifa branca tem três valores: ponta, das 18h às 21h, quando o valor da energia é o mais caro; intermediário, que acontence de 17h às 18h e das 21h às 22h, quando o preço é mais alto que o convencional; e fora de ponta, que é todo o período restante, em que o valor da tarifa é mais barato do que o convencional. Sábados, domingos e feriados, para todas as horas do dia, é considerada a cobrança do valor fora de ponta.

— É importante que o consumidor analise o seu perfil de consumo. A tarifa branca é interessante para quem usa mais energia de manhã e de tarde, ou ainda para quem chega em casa muito tarde, depois das 22h — explicou Gabino.

Em caso de lares que têm muitos aparelhos que permenecem ligados 24 horas por dia, como geladeiras, freezers e equipamentos de segurança eletrônica, a mudança para a tarifa branca pode não ser tão interessante.

Para aderir, é possível fazer a solicitação através da agência virtual da Light, pelo telefone 0800-282-0120 ou em uma das agências comerciais da companhia.

A mudança envolve troca do medidor, mas não tem custos para o cliente, podendo acontecer em até 30 dias da data do pedido. Caso perceba que não foi vantajoso, o consumidor pode fazer o cancelamento pelo site, pelo telefone ou numa das lojas da Light e retornar à tarifa convencional no prazo de 30 dias. Caso queira participar de novo da modalidade tarifária branca, há um período de carência de 180 dias. Fonte Jornal Extra

To Top