Asia

Preços caem quase 2% por preocupação com economia global, mas têm alta na semana

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo caíram quase 2 por cento nesta sexta-feira, com investidores preocupados com uma possível desaceleração da economia global, encerrando uma sequência de nove dias de ganhos impulsionada por otimismo com negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Os futuros do Brent caíram 1,2 dólar, para fechar a 60,48 dólares, uma queda de 1,95 por cento. Os futuros do petróleo nos EUA caíram 1 dólar, para 51,59 dólares por barril, recuo de 1,9 por cento.

Ainda assim, ambos contratos de referência tiveram a segunda semana consecutiva de valorização, com o Brent ganhando 6 por cento e o WTI em alta de 7,6 por cento.

A sequência de altas do Brent era a maior desde setembro de 2007, enquanto no WTI os ganhos em nove sessões seguidas bateram um recorde visto em 2010.

Crescentes expectativas de que uma guerra comercial aberta entre Washington e Pequim possa ser evitada apoiaram os mercados mais cedo nesta semana.

“Após uma série de dias de alta, o mercado está só tomando um fôlego”, disse o analista de energia da corretora CHS Hedging, Tony Headrick.

Agentes do mercado também seguiram cautelosos com dados econômicos recentes que levantaram preocupações com uma desaceleração da economia.

“Se tivermos uma desaceleração econômica, o petróleo vai performar abaixo (do previsto), devido à sua correlação com o crescimento”, disse o gestor de portfólio da Frame Funds em Sydney, Hue Frame.

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF0A1LG-VIEWIMAGE

To Top