Brasil

Conta que mais tira o sono dos brasileiros é fatura do cartão de crédito

cartao de credito e dinheiro

Um estudo do aplicativo de finanças pessoais Guiabolso com 2.154 pessoas mostrou que a conta mais temida pelos brasileiros é a fatura do cartão de crédito.

Ao serem perguntados que conta tira mais o seu sono, 45,5% disseram ser a do cartão de crédito. Em segundo lugar, ficou o aluguel ou o financiamento da casa própria, com 14% dos votos.

O problema das contas para 52,3% dos entrevistados é o valor ser muito alto. Já ser um gasto recorrente é o principal problema para 21,3% deles, e um gasto que não se sabe o quanto irá pagar foi o mais apontado por 10,8%.

— As pessoas tem usado cada vez mais o cartão de crédito pelas vantagens que oferece, mas estão se enrolando com ele. Com isso, pode acabar virando um vilão, ao invés de aliado. É importante as pessoas terem o controle de quanto estão gastando e o quanto estão acumulando na fatura — afirma Márcio Reis, diretor de dados e pesquisas econômicas do Guiabolso.

Um dos principais motivos para os consumidores se enrolarem é o acumulo de parcelas.

—Recomendamos as pessoas a não parcelarem em muitas vezes para não acumularem várias parcelas e de repente se verem com grande parte da renda comprometida com o cartão. É melhor adiar um pouco a compra e pagar à vista quando já se tem outras parcelas a pagar— diz Márcio Reis.

A pesquisa, feita em janeiro, também mostrou preocupações com o IPVA e escola, como gastos de matrícula e material escolar. O que mostra a falta de planejamento dos consumidores.

— São gastos que são previsíveis, mas as pessoas deixam de economizar no fim do ano para eles e acabam gastando mais do que podiam em janeiro. Fonte Jornal Extra

To Top