Elections

Trump fará discurso sobre Venezuela em Miami na segunda-feira

Por Steve Holland e Roberta Rampton

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fará um discurso sobre a Venezuela em Miami na segunda-feira e manifestará apoio a Juan Guaidó, a quem os EUA consideram presidente legítimo do país sul-americano, disse uma autoridade da Casa Branca na quarta-feira.

Trump, que planeja passar o próximo fim de semana em seu retiro em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, deve fazer declarações sobre a Venezuela e “os perigos do socialismo”, na Florida International University, em Miami.

Trump e outras autoridades de alto escalão dos EUA têm buscado pressionar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a renunciar e entregar o poder a Guaidó, que é o presidente da Assembleia Nacional do país.

Guaidó recorreu a uma provisão constitucional para se autoproclamar presidente interino há três semanas, argumentando que a reeleição de Maduro no ano passado foi uma farsa.

“O governo e o povo venezuelanos estão vivendo um momento fundamental de sua história e apoiamos a posição deles por liberdade e independência”, disse Trump na semana passada durante seu discurso sobre o Estado da União.

A maioria dos países ocidentais, incluindo os EUA, reconheceram Guaidó como chefe de Estado legítimo, mas o governo Maduro mantém o apoio da Rússia e da China, assim como o controle de instituições como as Forças Armadas.

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF1D0SH-VIEWIMAGE

To Top