Últimas Notícias

Saiba quanto temo o INSS demora na análise da sua aposentadoria em 2019

Saiba quanto temo o INSS demora na análise da sua aposentadoria em 2019. Quem chegou na hora da aposentadoria e acreditou na promessa do governo federal de que tudo seria mais rápido quando os serviços começassem a ser feitos pela internet, está sofrendo na pele com os atrasos que, em alguns casos, já passam de um ano.

Existe um prazo para o INSS analisar os pedidos de aposentadoria?

Existe lei para tudo. Tem lei que diz que o INSS tem que analisar o processo em 45 dias e tem lei que diz que qualquer requerimento ou petição para garantir direitos constitucionais são gratuitos.

Nada é levado a sério: a Previdência não cumpre o prazo e o trabalhador ainda tem que pagar um advogado ou um especialista em previdência se quiser ver seu processo andar mais rápido. É triste.

O INSS também prometeu acabar com as filas e o que a gente vê é um monte de gente pedindo seus direitos na porta das agências. Tem outros caminhos para resolver isso?

As filas na porta das agências não são nada se elas forem comparadas com as que estão dentro dos computadores.

Existem milhares de mães sem receber salário maternidade, milhares de trabalhadores incapacitados esperando por perícias e milhões com algum processo em fase de análise ou recurso.

Infelizmente, o INSS só anda na base do empurrão e quem pode fazer isso é o juiz. Então o caminho é a judicialização da causa. O INSS é campeão de processos na Justiça.

A justificativa para a demora no processo é a falta de pessoal e questões tecnológicas. Até que ponto isso pode ser considerado?

Quando chega a intimação da Receita Federal o governo não fala que falta pessoal ou que tem problemas com a tecnologia por que, para receber, ele faz de tudo, aliás, até mesmo para votar nós somos exemplos de tecnologia para o mundo. Mas, quando é para reconhecer os direitos dos cidadãos e pagar benefícios, o governo vem com esta historinha para boi dormir.

É claro que o cidadão não tem nada a ver com os problemas estruturais da Previdência. Ele só quer receber de volta o que pagou a vida inteira.

Apesar disso, o que ele pode fazer para não ser vítima desta enrascada na hora de se aposentar?

A aposentadoria tem que ser planejada durante toda a vida de trabalho, e pelo menos cinco anos antes dela acontecer, o trabalhador tem que começar a “colocar os pingos nos is”.

Existe algum tipo de serviço no INSS que poderia ser utilizado pelo cidadão para ir acertando sua vida profissional?

O ideal seria fazer uma análise de rotina, mas como podemos pedir para um trabalhador fazer um check-up previdenciário se nem da sua saúde ele faz. O serviço existe e há instrumentos e ferramentas para proteção de direitos. Falta o trabalhador fazer a parte dele e procurar esses serviços.

Sabemos que tem muita coisa que não funciona bem no nosso país, por isso tem que começar mais cedo.

To Top