Asia

Mercado acionário da China cai para mínima de 3 semanas com temores sobre crescimento e estímulo

Por Noah Sin

HONG KONG (Reuters) – O mercado acionário chinês recuou para o nível mais baixo em mais de três semanas nesta quinta-feira, pressionado pelas tentativas do banco central de conter as expectativas do mercado de mais afrouxamento monetário e preocupações com as perspectivas de recuperação econômica.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 2,19 por cento, enquanto o índice de Xangai caiu 2,43 por cento, fechando no menor nível desde 1 de abril.

As declarações de quinta-feira do Banco do Povo da China foram as mais recentes em uma série de esforços de autoridades chinesas que buscam conter as expectativas de mais estímulo monetário.

“A queda se deveu provavelmente a mudanças nas expectativas sobre a direção da política monetária”, disse Zhang Qi, analista do Haitong Securities. “Também tem a ver com realização de lucros após o mercado ter acumulado ganhos e elevado os valores.”

O vice-presidente do banco central, Liu Guoqiang, disse nesta quinta-feira que a autoridade monetária não tem intenção nem de apertar nem de afrouxar a política monetária.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,48 por cento, a 22.307 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,86 por cento, a 29.549 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,43 por cento, a 3.123 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,19 por cento, a 3.941 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,48 por cento, a 2.190 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,11 por cento, a 11.039 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,36 por cento, a 3.350 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 permaneceu fechado.

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF3O179-BASEIMAGE

To Top