Benefícios

Crédito consignado e empréstimo pessoal: Entenda a diferença

Entenda o que muda com o novo salário mínimo, a partir de 1º de maio
José Cruz/Agência Brasil

Crédito consignado e empréstimo pessoal: Entenda a diferença crédito consignado é uma das modalidades de contratação entre as diversas opções do mercado financeiro, sendo uma das mais contratadas por sua facilidade de acesso.

Apesar de ser uma contratação bastante usual, especialmente entre os beneficiários do INSS e os servidores públicos, ainda existem muitas dúvidas a respeito das características e dos benefícios do crédito consignado.

Continue a leitura para entender melhor como funciona o crédito consignado, qual é sua diferença em relação ao crédito pessoal e como contratar essa modalidade.

O QUE É CRÉDITO CONSIGNADO?

O crédito consignado é uma forma de empréstimo cuja quitação é realizada de forma automática e direta na folha de pagamento ou contracheque do interessado. 

Esta modalidade pode ser contratada por meio de um empréstimo consignado ou de um cartão de crédito consignado.

Confira quem pode contratar crédito consignado:

  • Aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS);
  • Servidores públicos federais, estaduais e municipais;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Trabalhadores de empresas privadas.

O empréstimo consignado possui regras e critérios relacionados a diversos fatores, muitos deles o tornam uma modalidade de empréstimo mais vantajosa.

Atualmente, o limite para empréstimo consignado é de 35% do salário líquido mensal e outros  5% podem ser utilizados no cartão de crédito consignado.

O nome destes limites instituídos para cada tipo de modalidade de consignação se chama margem consignável.

Conforme a margem consignável, é possível estabelecer um limite de crédito consignado que pode ser contratado por cada pessoa, pois a margem é aplicada ao valor do salário.

Como o desconto desse crédito é feito diretamente na folha de pagamento, o contratante já recebe seu salário com o valor reduzido conforme as parcelas negociadas na contratação.

O prazo para pagamento deste tipo de crédito pode variar entre 84 e 96 meses, conforme regras da instituição, valor do empréstimo e perfil do contratante.

Também, por ser uma modalidade que não exige análise do CPF, o empréstimo consignado é pago de maneira mais rápida, em comparação aos empréstimos usuais. 

No entanto, é necessário lembrar que as instituições financeiras e bancos estabelecem suas próprias regras, desde que respeitando as regulamentações instituídas, relacionadas à contratação do crédito consignado, como tipo de público, restrições de idade, taxas aplicadas, prazos e outros detalhes.

VANTAGENS DE CONTRATAR UM CRÉDITO CONSIGNADO

Confira algumas vantagens de contratar o crédito consignado a seguir:

TAXAS MAIS BAIXAS

As taxas de consignado costumam ser mais baixas do que as aplicadas em empréstimos comuns, pois o risco de inadimplência é reduzido. 

Além disso, existe um teto de juros, ou seja, um limite máximo que as instituições financeiras podem cobrar na contratação do empréstimo, o que torna o crédito consignado uma grande vantagem.

FACILIDADE NA CONTRATAÇÃO

Conforme mencionado anteriormente, a contratação de crédito consignado não necessita de análise de CPF nos órgãos de crédito, pois o seu risco de inadimplência é reduzido, sendo assim, é uma excelente opção para quem está negativado. 

Além disso, é possível realizar a contratação do crédito totalmente online, com segurança e praticidade, e receber o saldo sem ter que sair de casa. 

Esta modalidade ainda permite a portabilidade e refinanciamento do crédito, assim, caso se encontre outra instituição com melhores condições, é possível realizar a troca e optar pela oportunidade mais vantajosa.

PRAZOS MAIS LONGOS

Também é importante destacar que, no caso do crédito consignado, os prazos para pagamento do empréstimo são mais longos, pois há a garantia de que o pagamento será realizado. 

Dependendo do valor do empréstimo e do perfil do consumidor, o prazo para o pagamento pode variar entre 84 e 96 parcelas, o que faz com que o valor das parcelas seja sempre o mesmo e não resulte em surpresas que possam afetar sua saúde financeira.

COMO CONTRATAR UM CRÉDITO CONSIGNADO?

O primeiro passo para contratar o crédito consignado é pesquisar instituições financeiras e bancos que oferecem essa modalidade de empréstimo. 

Portanto, faça uma simulação das suas oportunidades e pesquise com detalhes sobre os bancos, para assegurar que está contratando a melhor oferta de consignado. 

Além disso, procure informações sobre a reputação da empresa, converse com pessoas que já usufruíram da modalidade no banco e verifique se as condições de crédito se encaixam no seu orçamento. 

Atualmente, diversas instituições oferecem excelentes oportunidades de consignado, com taxas atrativas e contratações totalmente online, diretamente da sua casa.

Geralmente, a documentação necessária para contratação é:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Contracheque ou extrato do INSS.

No entanto, a documentação exigida, bem como as condições e regras de contratação, podem variar de acordo com cada instituição financeira ou banco. 

Assim, após pesquisar sobre as instituições, é necessário entrar em contato com a empresa que apresentou as melhores condições e contratar seu consignado.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EMPRÉSTIMO PESSOAL E CRÉDITO CONSIGNADO?

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre o crédito consignado, observe as diferenças em relação à modalidade de empréstimo pessoal.

  • Limite: O valor máximo do empréstimo consignado depende do salário líquido do contratante, uma vez que a aplicação da margem consignável parte desse pressuposto. Logo, o empréstimo pessoal pode proporcionar uma quantia maior de recursos;
  • Análise: O empréstimo pessoal conta com análise do perfil do cliente, ao contrário do consignado, que não. Isso porque o empréstimo pessoal é baseado na situação financeira do solicitante, diferentemente do consignado, que é descontado diretamente na folha de pagamento;
  • Taxas: Taxas de juros tendem a ser mais elevadas de acordo com o grau de risco de inadimplência; desta forma, as taxas de empréstimo consignado geralmente são bem mais baixas do que as de empréstimo pessoal;
  • Público: O empréstimo pessoal pode ser contratado por qualquer pessoa, ao passo que o consignado é limitado a determinadas categorias, devido à necessidade de descontar diretamente em folha. Logo, o empréstimo pessoal, embora submetido a uma análise financeira, pode ser contratado por um público mais abrangente do que o consignado.

Agora que você já entendeu melhor sobre o crédito consignado, como contratá-lo, quais são as vantagens desta modalidade e as diferenças em relação ao empréstimo pessoal, é possível avaliar qual é a oferta mais vantajosa para o seu perfil e momento atual. 

Não se esqueça de fazer uma boa pesquisa antes de fechar a contratação do crédito consignado para aproveitar as melhores ofertas e garantir benefícios para o seu planejamento financeiro.

To Top