Asia

Cinco corpos são encontrados em busca por alpinistas desaparecidos no Himalaia indiano

Por Alasdair Pal

NOVA DÉLHI (Reuters) – Cinco corpos foram encontrados no alto de uma montanha no Himalaia indiano nesta segunda-feira durante uma busca aérea por oito alpinistas que, teme-se, tenham sido levados por uma avalanche na semana passada, disse uma autoridade governamental.

Os alpinistas –quatro do Reino Unido, dois dos Estados Unidos, um da Austrália e um da Índia– foram dados como desaparecidos por colegas na sexta-feira por não terem voltado ao seu acampamento-base perto de Nanda Devi, a segunda montanha mais alta da Índia.

Um helicóptero da Força Aérea viu os cinco corpos durante um voo sobre a área na qual desapareceram, explicou Vijay Kumar Jogdande, principal autoridade governamental do distrito vizinho de Pithoragarh.

“Quatro corpos podem ser vistos juntos e um quinto um pouco distante dos outros”, disse.

Agora a missão de busca trabalha com a suposição de que todos os oito alpinistas morreram, acrescentou.

“Estamos tentando recuperar os corpos. Acreditamos que os outros três estarão próximos.”

Os alpinistas tentavam escalar um pico sem nome e nunca escalado de 6.477 metros próximo de Nanda Devi quando sua rota foi atingida por uma “avalanche considerável”, disse a Moran Mountain, empresa que organizou a expedição.

Jogdande disse que os corpos estão acima dos 5 mil metros e que a possibilidade de uma segunda avalanche dificultará o acesso ao local. Ainda não se decidiu se uma equipe irá a pé ou pelo ar, disse.

“Estamos estudando as duas alternativas. Como os corpos estão em uma altitude alta é um terreno inacessível, ainda instável que poderia levar a uma avalanche secundária. Estamos elaborando um plano.”

“Sempre seria um lugar perigoso para se ir. O Monte Everest é mais fácil de escalar.”

Uma equipe levaria ao menos uma semana para chegar à área, disse Sanjay Gunjiyal, autoridade policial de alto escalão envolvida na missão, à Reuters.

Quatro alpinistas do grupo voltaram e mais tarde deram o alerta sobre seus colegas desaparecidos. Eles foram retirados de seu acampamento-base de helicóptero e estão “bem e saudáveis”, disse Tripti Bhatt, autoridade da Força Estatal de Reação a Desastres de Uttarakhand.

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF521E8-VIEWIMAGE

To Top