Benefícios

Servidor já pode analisar pedidos de casa pela internet no INSS

Servidor já pode analisar pedidos de casa pela internet no INSS. Os servidores do INSS vão dar início ao projeto-piloto de teletrabalho, analisando de casa os requerimentos feitos pelos segurados. A autorização foi dada por meio da Portaria 241, do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 24.

A análise virtual dos processos em home office (trabalho em casa) vai começar pelos pedidos de salário-maternidade e aposentadoria por idade. Além disso, os servidores vão verificar à distância os processos com indícios de irregularidades. A portaria, no entanto, não esclarece quantos funcionários participarão do projeto-piloto.

A proposta de cria o teletrabalho vem sendo defendida pelo INSS desde o ano passado, como forma de reduzir o estoque de processos pendentes de análise em todo o país. O instituto defende também o pagamento de bônus aos servidores (valor pago a mais por cada requerimento analisado). A concessão desse adicional, inclusive, está previsto na MP 871, conhecida como MP das Fraudes, editada em 18 de janeiro deste ano.

Além disso, até junho de 2019, o órgão pretende acabar com os agendamentos para atendimento nas agências. O objetivo do órgão é digitalizar todos os serviços oferecidos aos cidadãos, que passarão a ser requeridos somente pela internet ou pelo telefone (central 135). O segurado somente comparecerá ao INSS se for convocado.

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-RJ), no entanto, já advertiu que ainda há uma demanda muito grande da população por atendimentos presenciais nas agências previdenciárias. Mas essas unidades contam com cada vez menos servidores. Segundo a entidade, o problema passa pela falta de concursos para repor os funcionários que o INSS vem perdendo nos últimos anos.

De janeiro para cá, houve também um aumento significativo no número de pedidos de aposentadoria por parte dos servidores do INSS. A evasão dos funcionários ocorre, principalmente, por conta de uma gratificação de desempenho (que deve ser paga apenas a quem está na ativa), e que, até 2018, representava quase 70% da remuneração. Portanto, quem se aposentava perdia esse adicional, ficando com uma renda mensal muita baixa. Porém, durante a greve dos servidores em 2016, ficou acordado que 100% dessa gratificação seriam incorporados à aposentadoria a partir de janeiro de 2019. Com isso, muitos servidores agora se sentem estimulados a parar de trabalhar.

 

To Top