Desde o início de maio, os segurados do INSS não precisam mais agendar atendimento em uma Agência da Previdência Social para pedir a revisão do benefício.

O serviço é feito totalmente a distância, com solicitação por telefone, pela Central 135, ou na internet, no site meu.inss.gov.br.

Segurados não vão mais precisar ir até uma Agência da Previdência Social para pedir revisão; serviço é feito a distância, por telefone ou internet – Pedro França/Agência Senado

Quem opta por fazer o pedido de revisão online tem acesso a um serviço mais completo. Isso porque, pela internet, é possível anexar documentos que comprovem o direito, além de enviar a solicitação por escrito.

Para auxiliar o beneficiário que quer pedir a revisão, o Agora traz modelos de requerimentos que podem ser escritos pelo próprio segurado, a mão e anexados na solicitação.

Os documentos foram elaborados com o auxílio do advogado Rômulo Saraiva e mostram como deve ser o pedido nos casos de revisões mais comuns, como a inclusão de salários e horas extras, por exemplo.

Um dos requerimentos diz respeito a um recente reconhecimento de direito por parte do INSS. Ele trata sobre a inclusão do trabalho feito antes dos 16 anos independentemente do ano em que a atividade ocorreu.

O direito de fazer o pedido diretamente no posto foi reconhecido pelo INSS recentemente, ao acatar decisão da Justiça do Sul.

Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), na internet, o segurado deve incluir o máximo de documentos possíveis. Ele também reforça que escrever o pedido e enviá-lo facilita para o servidor que vai analisar o caso. “É preciso fundamentar o direito e evitar pedidos genéricos”, afirma.

Ele recomenda especificar bem o direito e acompanhar o pedido online, pois o INSS pode convocar o segurado a cumprir exigências.
Nestes casos, o beneficiário terá que ir à agência e, em até 30 dias, apresentar os documentos que estão sendo solicitados.

Pedidos a distância | Veja como não errar

Desde o início de maio, todos os principais pedidos ao INSS são feitos a distância
Com isso, a única forma de fazer uma solicitação ao instituto é pelo 135 e pela internet

O Agora mostra hoje o passo a passo para não errar na revisão da aposentadoria

  • 1 – Acesse o site meu.inss.gov.br
  • 2 – Se já tiver cadastro, clique em “Entrar”, acima, à direita da tela
  • 3 – Depois, clique em “Login” e, em seguida, digite o seu CPF
  • 4 – Vá em “Próxima”; o sistema irá pedir sua senha, informe-a
  • 5 – Clique em “Entrar” e, depois, em “Autorizar”
  • 6 – Na coluna à esquerda, vá em “Agendamentos/Requerimentos”
  • 7 – Clique em “Novo Requerimento”, depois, em “Recurso e Revisão” e, em seguida, em “Avançar”

Quem ainda não tem cadastro deve gerar código e senha de acesso; siga o passo a passo

Os principais pedidos:

1 – Erro de cálculo
Ao responsável pela Agência da Previdência Social
Eu, _________, CPF nº ____, PIS nº ___________, NB _____ venho requerer que o INSS recalcule, com base em novas contribuições, a renda mensal inicial, conforme os documentos em anexo, com o pagamento das parcelas em atraso e vincendas.

Atenciosamente

São Paulo, ____ de ____ de 2019

______________________
(nome e assinatura do segurado)

2 – Inclusão de salário, hora extra e verbas salariais
Ao responsável pela Agência da Previdência Social
Eu, _________, CPF nº ____, PIS nº ___________, NB _____ venho requerer que o INSS inclua os novos valores salariais, do período de __/__/___ a __/__/___, conforme decisão da Justiça do Trabalho em meu favor, como demonstram documento em anexo, para que seja recalculado o valor da aposentadoria e pagos os valores atrasados e vincendos.

Atenciosamente

São Paulo, ____ de ____ de 2019

______________________
(nome e assinatura do segurado)

3 – Mudança da DER (Data de Entrada do Requerimento)
Ao responsável pela Agência da Previdência Social
Eu, ________, CPF nº ____, PIS nº ___________, NB _____ venho requerer que a DER (Data da Entrada do Requerimento) seja alterada do dia _____ / _____ / _________ para o dia _____ / _____ / _________, assegurando assim o direito de reafirmação da DER (art. 690 da IN 77/2015 do INSS) e garantido o melhor benefício e renda.

Atenciosamente

São Paulo, ____ de ____ de 2019

______________________
(nome e assinatura do segurado)

4 – Trabalho na infância
Ao responsável pela Agência da Previdência Social
Eu, _______, CPF nº ____, PIS nº _______, NB _____ venho requerer a inclusão no meu benefício do período de trabalho de menor de 16 anos, como tempo de contribuição, conforme provas documentais e testemunhais em anexo, para fins de pagamento das parcelas vencidas e vincendas. O pedido é feito com base na ação civil pública nº 5017267-34.2013.4.04.7100 e ofício-circular conjunto nº 25 /DIRBEN/PFE/INSS.

Atenciosamente

São Paulo, ____ de ____ de 2019

______________________
(nome e assinatura do segurado)

5 – Pensão por morte em união estável
Ao responsável pela Agência da Previdência Social
Eu, ____, CPF nº ____, PIS nº ___________, venho requerer que o INSS conceda a pensão por morte baseada em união estável, considerando as provas documentais do relacionamento e testemunhais, a fim de pagar o benefício desde a data do óbito e parcelas vincendas, conforme documentação juntada nesta oportunidade.

Segue o nome das testemunhas:
1ª Testemunha:
2ª Testemunha:
3ª Testemunha:

Atenciosamente

São Paulo, ____ de ____ de 2019

______________________
(nome e assinatura do segurado)

Envio de documentos

A vantagem de pedir a revisão pela internet é que o segurado pode mandar a cópia da solicitação por escrito
Também é preciso anexar os documentos para provar o direito ao aumento na renda

Fique ligado
O documento deve
Estar no formato PDF
Ser colorido com 24 bits e qualidade 150 DPI em um arquivo único
Ter tamanho de cada até 5 MB para cada arquivo

A soma dos tamanhos dos arquivos anexados não pode exceder 50 MB

Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), advogados Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários) e Rômulo Saraiva, e reportagem