Economy

PETRÓLEO-Preços sobem após suposto ataque a petroleiros perto do Irã

Por Shadia Nasralla

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do petróleo subiram até 4% nesta quinta-feira, após supostos ataques a dois petroleiros no Golfo de Omã, perto do Irã e do Estreito de Hormuz, por onde passa um quinto do consumo global de petróleo.

Os dois navios foram alvo de possíveis ataques, segundo transportadoras e fontes da indústria nesta quinta-feira, um mês depois de quatro outros navios petroleiros serem danificados em incidente similar na região.

O petróleo Brent subia 1,69 dólar, ou 2,82%, a 61,66 dólares por barril, às 11:43 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,66 dólar, ou 3,25%, a 52,8 dólares por barril.

“Este é um aumento relativamente pequeno, dada a incerteza e os potenciais efeitos colaterais de ataques como esses. Isso reflete parcialmente o fato de que o mercado de petróleo já precificou o fornecimento e os riscos geopolíticos que emanam do Irã”, disse Cailin Birch, economista da The Economist Intelligence Unit.

“No entanto, também reflete as preocupações do mercado de que a continuada guerra comercial EUA-China influenciará a atividade econômica e, portanto, o crescimento da demanda de petróleo nas duas maiores economias do mundo.”

Ambos os índices brutos estão definidos para os seus maiores aumentos diários desde o início de janeiro, mas eles estão, no entanto, caminhando para uma perda semanal.

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF5C1C1-VIEWIMAGE

To Top