Benefícios

Como saber quantos anos de contribuição no INSS você já possui?

Como saber quantos anos de contribuição no INSS você já possui? O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira(PSDB-SP), fará nesta quinta-feira a leitura de seu parecer sobre as mudanças propostas nas regras de aposentadoria dos brasileiros, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Mas você, trabalhador da iniciativa privada, sabe exatamente quantos anos tem de contribuição ao INSS comprovada? O EXTRA te ensina como obter essa informação.

Primeiro, é preciso de cadastrar no Portal Meu INSS. Para isso, é preciso acessar o portal acesso.gov.br e se cadastrar. O interessado precisa informar o CPF e clicar em “Crie sua conta”.

Uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos dos dados cadastrar como nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais, mas que podem ajudar em caso de necessidade de recuperação da senha). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento.

O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Neste caso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa onde trabalhou recolhendo para a Previdência Social, o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos. É necessário ficar atento, pois o cadastro somente é finalizado quando o segurado responde de forma correta às perguntas.

De acordo com o INSS, terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS (torpedo) ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso para utilização do Meu INSS.

Outra opção de acesso ao portal Meu INSS é acessar sites dos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135.

No portal Meu INSS

O segurado precisa autorizar o uso de dados antes de qualquer serviço. Basta clicar em “Calculadoras”, no menu à esquerda, e selecionar “Calculadora por tempo de contribuição” e “Calcular”.

Além disso, o interessado pode clicar em “Extrato Previdenciário (CNIS)”. Ali serão listados todos os vínculos empregatícios que o trabalhador teve ao longo da vida, com os valores das remunerações mensais que a pessoa tinha à época.

Veja os serviços que podem ser realizados pelo Meu INSS:

1. Aposentadoria por idade

2. Salário-maternidade

3. Simulação de tempo de contribuição

4. Agendamentos e consultas de pedidos

5. Extrato CNIS

6. Extrato de pagamento de benefício

7. Extrato de empréstimo

8. Extrato de Imposto de Renda

9. Carta de Concessão de Benefício

10. Agendamento de perícia médica

11. Declaração de benefício

12. Consultar a revisão do artigo 29

13. Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual

14. Alterar dados básicos de contato

To Top