Asia

Minério de ferro na China registra maior ganho semanal desde fevereiro

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) – O contrato de futuros de minério de ferro na China registrou o maior ganho semanal desde fevereiro, impulsionado pelas expectativas de aperto na oferta e forte demanda, em meio à nova tentativa da China de apoiar sua economia.

O contrato de minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian <DCIOcv1> para setembro subiu até 4%, para 797,5 iuanes (115,20 dólares) a tonelada, o maior desde que os futuros de minério de ferro de Dalian começaram a ser negociados em 2013.

O contrato terminou a sessão em alta de 2,2%, a 783,5 iuanes, registrando um ganho semanal de 11,4%. No ano, houve alta de 80%.

“A demanda por minério chinês tem sido robusta e deve permanecer no curto prazo”, disse Westpac Banking Corp.

Embora as margens de lucro das usinas siderúrgicas estejam moderadas desde as altas de 2018, elas ainda estão bem acima de onde estavam na maior parte da década anterior. Isso encoraja as usinas a continuarem produzindo mais.

As preocupações com segurança também provocaram o fechamento de minas da Vale neste ano, reduzindo a oferta para a China, que produz cerca de metade do aço do mundo.

O carvão metalúrgico <DJMcv1> caiu 1,1%, para 1.386 iuanes por tonelada, enquanto o coque <DCJcv1> caiu 1,2%, para 2.108,5 iuanes.

O contrato de vergalhões de aço para construção para outubro na bolsa de Xangai <SRBcv1> terminou com queda de 0,5%, para 3.755 iuanes por tonelada.

(Reportagem de Enrico dela Cruz)

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF5D15F-VIEWIMAGE

To Top