Benefícios

Segurada aguarda retorno de pedido de benefício há meses do INSS

Relator fixa idade mínima de aposentadoria de professoras em 57 anos.

Segurada aguarda retorno de pedido de benefício há meses do INSS. A segurada Maria Luiza Aniche Salazar, 58 anos, fez o pedido de aposentadoria ao INSS no mês de outubro do ano passado, logo que completou os 30 anos mínimos para o benefício por tempo de contribuição.

No dia 13 de novembro, ela foi até a APS (Agência da Previdência Social) da Penha, na zona leste de São Paulo, onde entregou toda a papelada relacionada aos seus períodos de contribuição à Previdência.

“Entreguei meus documentos e recebi um protocolo dizendo que, até 28 de dezembro, já estaria aposentada”, diz. Como era fim de ano, ela considerou que a espera seria um pouco mais longa, mas quando chegou o mês de janeiro, começou a ficar preocupada.

“Eu liguei no 135 e fui informada de que, devido à grande demanda, as aposentadorias estavam atrasando um pouco.”

Outra preocupação da segurada é com a falta de informação disponível no instituto. “Não sei se falta alguma coisa. Só me dizem que está tudo certo com os documentos e mais nada. Até na ouvidoria já reclamei”, afirma Maria Luiza.

Além da espera muito maior do que imaginava, Maria Luiza relata estar em uma situação desagradável. “Estou em estabilidade, então a empresa não pode me demitir. Só que eu informei que me aposentaria até dezembro, por isso eles contrataram outra pessoa para a minha função, mas eu continuo lá”, explica.

 Aposentadoria é concedida

 O INSS em São Paulo informa que a aposentadoria por tempo de contribuição de Maria Luiza Salazar foi concedida no dia 23 de maio, com pagamento retrativo ao dia 29 de outubro de 2018.

O instituto diz ainda que a segurada poderá consultar os dados do benefício no site gov.br/meuinss. Se ela ainda não tiver uma senha, terá de fazer o cadastro e criar uma. Ela também poderá esperar a correspondência que o INSS enviará com as informações.

To Top