Valor do Bolsa Família após reajuste de 5,67%. O pagamento do Bolsa Família do mês de julho começa nesta quarta-feira (18), e segue até o dia 31. Este é o primeiro mês em que o valor será pago com o reajuste de 5,67%. A quantia que cada beneficiário recebe varia conforme o número de pessoas da família, a idade dos integrantes e a renda declarada pelo titular no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Ao se inscreverem no programa, as famílias assumem compromissos nas áreas de Educação e Saúde. De acordo com a diretora substituta de condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ana Paula Guimarães, esses compromissos são conhecidos como condicionalidades e contribuem para o acesso das famílias aos serviços.

“Na Educação, crianças e adolescentes precisam estar matriculados e ter a presença escolar registrada. Aqueles com idade entre 6 e 15 anos dever apresentar uma frequência escolar de 85% do total de aulas mensais. Já para os jovens entre 16 e 17 anos, esse número é de 75%”, explica Ana Paula.

Na condicionalidade de Saúde, um dos compromissos é manter a vacinação das crianças sempre em dia. “Os responsáveis pela família devem levar os menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelas equipes de Saúde, medir e fazer o acompanhamento do desenvolvimento dos pequenos. Já as gestantes devem fazer o pré-natal e comparecer às consultas nas unidades médicas”, destaca a diretora.

O pagamento segue o calendário definido pelo MDS, com a liberação dos saques de forma escalonada.Para saber o dia em que o beneficiário pode retirar o dinheiro, basta ele conferir o Número de Identificação Social (NIS) impresso no seu cartão do programa. Aqueles que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento. Os com final 2, no segundo dia e assim por diante.

Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses. O Bolsa Família é voltado para as famílias inseridas no Cadastro Único e que têm renda mensal por pessoa de até R$ 89, além daquelas com renda familiar mensal por pessoa de até R$ 178 que tenham integrantes gestantes, crianças ou adolescentes.

Valor do Bolsa Família após reajuste de 5,67%
To Top