Benefícios

Golpe no whatsapp: 165 mil brasileiros já foram vítima de suposto tratamento odontológico gratuito

Um novo golpe está sendo repassado no Whatsapp com o nome “Brasil Sorridente”, se passando por um programa social do governo e um tratamento odontológico 100% gratuito à população.O ataque foi identificado pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Segundo eles, 165 mil pessoas foram afetadas, acessando ou compartillhando o link malicioso desde o mês de maio. Por dia, são registrados, pelo menos, 2012 novos acessos à fraude.

Ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a informar seu estado, cidade e tipo de tratamento que deseja realizar. Depois, ele precisa fornecer dados pessoais – como nome completo, telefone e e-mail – além de compartilhar o link do ataque com mais 5 contatos do WhatsApp. Por fim, o usuário é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionado a páginas falsas para visualizar anúncios fraudulentos.

“Golpes que se aproveitam de programas reais do governo como temática são bastante comuns e, infelizmente, são os que mais fazem vítimas, já que tem bastante apelo da população. Neste ataque em especial, o hacker direciona o usuário para páginas com publicidades suspeitas e, a cada nova visualização, o cibercriminoso ganha mais dinheiro. A grande lucratividade do golpe para o hacker acaba explicando o porquê ele continua ativo desde o mês de maio”, comenta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Os usuários podem verificar se o link é verdadeiro ou não pelo site do laboratório, dfndr lab.

To Top