Benefícios

Corujão da Catarata reduz fila de espera em São Paulo

catarata

São Paulo lançou o programa Corujão da Catarata para agilizar realização de cirurgias e reduzir a fila de espera pelo procedimento no Estado. Entre maio e julho de 2019, a meta da Secretaria da Saúde é realizar 6.387 procedimentos.

“O Corujão da Catarata é um empenho administrativo e logístico do hospital, que envolve toda a nossa equipe desde o segurança, limpeza, médicos e enfermagem”, afirma o oftalmologista Francisco Crestana. As cirurgias são realizadas nos Ambulatórios Médico de Especialidades (AME) do Estado.

“O paciente é atendido da mesma forma que a gente atende sempre, com consulta marcada e todos os procedimentos de segurança. Só que a gente consegue fazer isso de uma maneira mais rápida, agilizando e diminuindo a fila da cirurgia da catarata”, diz Crestana.

Em média, a cirurgia da catarata dura 15 minutos e a recuperação visual é rápida. Um dia depois da cirurgia o paciente já sente os benefícios do procedimento. O aposentado Vicente Lima, atendido pelo programa, gostou do tratamento. “É maravilhoso. Depois que você faz a cirurgia, a vista fica muito boa e eles me atenderam muito bem aqui”, conta.

O Corujão da Catarata faz parte do Corujão da Saúde, programa da Secretaria da Saúde iniciado em fevereiro para zerar a demanda no Estado para exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia.

Inicialmente o programa foi ofertado nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba. Em junho, foi anunciada a ampliação da iniciativa para dez regiões do Estado, passando a cobrir todo o território paulista.

To Top