Asia

Chuvas de monções da Índia devem aumentar e compensar início fraco

Por Mayank Bhardwaj

NOVA DÉLHI (Reuters) – As chuvas de monções da Índia devem compensar nas próximas semanas a escassez vista nos primeiros dois meses da temporada, iniciada em julho, afirmou nesta quarta-feira o órgão meteorológico estatal indiano, elevando as perspectivas para o setor agrícola.

“Veremos uma recuperação rápida nas monções, e a escassez de chuvas deve diminuir acentuadamente nos próximos dias”, disse à Reuters o diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia (IMD), K.J. Ramesh.

O progresso lento na temporada de monções, que vai de junho a setembro, gerou temores de uma seca generalizada, além de restringir o plantio de diversas safras de verão no país.

Uma retomada, porém, poderia acelerar as semeaduras e impulsionar a produtividade das culturas de verão, como arroz, cana, milho, algodão e soja.

As chuvas de monções, essenciais para o desenvolvimento dos cultivos, ficaram 9% abaixo da média entre 1º de junho e 31 de julho, com fortes precipitações nos últimos dias reduzindo o nível, que apontava para 16% na sexta-feira.

As previsões meteorológicas sugerem que o déficit deve ser eliminado até o final de agosto, disse Ramesh.

“Uma forte recuperação nas monções garantirá que as chuvas sazonais estejam amplamente alinhadas com nossas previsões”, afirmou.

(Reportagem de Mayank Bhardwaj)

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF6U1NZ-BASEIMAGE

To Top