Business

Enel vê panorama otimista após renováveis e redes elevarem lucros

MILÃO (Reuters) – A elétrica italiana Enel <ENEI.MI>, maior empresa de serviços públicos da Europa, apresentou uma perspectiva otimista após registrar um forte avanço em seus lucros no primeiro semestre de 2019, alavancados pelos negócios em energia renovável e redes.

“Nosso próximo Dia do Mercado de Capitais será baseado em forte crescimento orgânico impulsionado por fortes fluxos de caixa”, disse a analistas o presidente-executivo da companhia, Francesco Starace.

A Enel, que controla o grupo espanhol Endesa <ELE.MC>, está investindo amplamente em energias renováveis e linhas de distribuição para abastecer o crescimento futuro.

Ambos os negócios, que devem absorver 80% dos 27 bilhões de euros de investimentos nos próximos três anos, ajudaram a levar a empresa a um salto de 13,4% em lucros ordinários essenciais até junho, para 8,76 bilhões de euros (9,70 bilhões de dólares), em linha com o esperado.

Seus investimentos em desenvolvimento no período cresceram 33%, para 2,5 bilhões de euros, com mais de dois terços destinados à energia limpa.

“Estamos construindo e desenvolvendo mais de 7 gigawatts em capacidade renovável, que deve contribuir com cerca de 1 bilhão de euros por ano em Ebitda (lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização)”, disse Starace.

À medida que governos introduzem leis mais rigorosas para atender às metas climáticas, o setor energético europeu passa por uma mudança significativa, comandada pelo “boom” nas renováveis.

Starace, que afirmou que o grupo fará um esforço maior para consolidar as minorias nos próximos anos, disse que está pronto para fazer pequenas e médias aquisições, especialmente em redes.

“Continuamos céticos quanto a fusões estratégicas divisoras de águas pelos próximos anos, uma vez que elas parecem ser extremamente problemáticas na Europa… e extremamente dilutivas”, disse ele.

(Reportagem de Stephen Jewkes)

tagreuters.com2019binary_LYNXNPEF7040F-BASEIMAGE

To Top