Benefícios

Veja o que mudou com a digitalização no INSS

Veja o que mudou com a digitalização no INSS. A transformação digital pela qual o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa terá como foco, cada vez mais, o cidadão, segundo afirmou o presidente do INSS, Renato Vieira, durante a inauguração do Espaço de Transformação Digital, realizada hoje (22), na Administração Central do INSS, em Brasília (DF).

De acordo com Vieira, o projeto representa uma mudança de cultura dentro do INSS e um esforço concentrado de todo o governo para melhorar o atendimento e tratamento ao cidadão, tendo em vista as possíveis dificuldades de inclusão digital do público atendido. “É importante que o diálogo de transformação digital seja com o cidadão”, pontuou.

Ainda segundo o presidente do INSS, com esse foco, o Instituto tem como objetivo aumentar as concessões de benefícios de forma automática – formato de análise dos requerimentos de benefícios, em que o segurado acessa a internet ou liga no telefone do INSS pelo número 135 e faz o requerimento do benefício sem a necessidade de ir a uma agência para formalizar o pedido.

O Espaço de Transformação Digital funcionará como base de todas as ações nesse sentido previstas para o INSS em 2019. De acordo com o diretor de Atendimento do Instituto, Clóvis Castro, a ideia foi criar um ambiente leve para inspirar a criação de soluções rápidas, simples e transformadoras para a experiência dos usuários com os serviços e benefícios prestados pelo INSS.

INSS Digital

Desenvolvido por servidores, o INSS Digital propiciou a tramitação eletrônica de processos nas agências, o estabelecimento de parcerias com organizações, a ampliação da recepção dos requerimentos e a ampliação da oferta de canais remotos para o segurado. Um dos destaques é o Meu INSS, que já conta com mais de 20 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil. A Dataprev é parceira na iniciativa, sendo a responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos programas utilizados pelo INSS Digital.

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