Benefícios

Cadastro Único completa 18 anos: Programas sociais atuais

Cadastro Único completa 18 anos: Programas sociais atuais. O Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal completa 18 anos nesta quarta-feira (24). A ferramenta garante acesso a mais de 20 programas e possibilita a identificação das famílias mais pobres e a elaboração de políticas públicas focadas para este público. Atualmente, mais de 28,5 milhões de famílias estão cadastradas. O número corresponde a dados de 76,7 milhões de pessoas.

O Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania, Vinicius Botelho, ressaltou que o Cadastro Único passa por constantes processos de avaliação e aprimoramento com foco em garantir que os programas sociais, como o Bolsa Família, cheguem a quem realmente mais precisa.

“A focalização desses programas depende que o cadastro seja capaz de encontrar aqueles que realmente precisam dos programas sociais e que identifique as pessoas que eventualmente subdeclarem a sua renda para se passar por pobres. Por conta disso, ao longo dos últimos anos, houve uma série de aprimoramentos dos processos de averiguação e revisão cadastral para tornar o Cadastro Único um instrumento de focalização das políticas sociais”, apontou.

Além disso, para facilitar o acesso dos beneficiários às informações, o Ministério da Cidadania também disponibiliza o aplicativo Meu CadÚnico para que a população inscrita na ferramenta possa verificar pendências, a última atualização cadastral, o Número de Inscrição Social (NIS), além de localizar o posto de cadastramento mais perto de casa.

Lançado em 2018 e disponibilizado nas plataformas para celulares com sistema operacional Android e iOS, o aplicativo já foi baixado mais de 300 mil vezes. O aplicativo Meu CadÚnico é a versão mobile do portal Consulta Cidadão, disponível no site do Ministério da Cidadania. Para o secretário Vinícius Botelho, a ferramenta digital trouxe, de forma simples, uma agilidade na hora de o beneficiário acessar as informações. “Um cidadão que precisasse de um comprovante de inscrição no Cadastro Único, precisava se deslocar até um Cras, por exemplo, para obter a sua informação. O que sobrecarregava a gestão municipal e demandava tempo”, explicou Botelho.

Saiba Mais
Para fazer parte do Cadastro Único, o cidadão deve procurar a Prefeitura do município ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo. O responsável familiar, deve apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O beneficiário deverá levar um documento como a Carteira de Identidade (RG), Certidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho para identificar os membros da família. A matrícula das crianças ou o nome da escola onde elas estudam e o comprovante de residência também são informações importantes.

To Top