Últimas Notícias

IGP-DI cai 0,51% em agosto ante recuo de 0,01% em julho, revela FGV

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou queda de 0,51% em agosto, após um ligeiro recuo de 0,01% em julho, divulgou nesta sexta-feira, 6, a Fundação Getulio Vargas (FGV). A deflação foi menos intensa que o indicado pela mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro, calculada em -0,53%, a partir de projeções de baixa de 0,85% a 0,22% (pesquisa Projeções Broadcast).

Com o resultado, o IGP-DI acumulou elevação de 3,86% no ano. A taxa acumulada em 12 meses ficou em 4,32%. A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve diminuição de 0,90% em agosto, ante uma redução de 0,22% em julho. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, teve um aumento de 0,17% em agosto, após o crescimento de 0,31% em julho. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, subiu 0,42% em agosto, depois da alta de 0,58% em julho. O período de coleta de preços para o índice de agosto foi do dia 1º ao dia 31 do mês.

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor – Disponibilidade Interna (IPC-DI) de agosto subiu 0,20%, igual à elevação registrada em julho. O núcleo é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação 2,27% no ano. A alta em 12 meses foi de 3,61%.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários no atacado, mensurados pelo IPA Agrícola, subiram 0,93% em agosto, após a queda de 2,08% registrada em julho, dentro do IGP-DI), informou a FGV. Já os produtos industriais – medidos pelo IPA Industrial – diminuíram 1,49% no atacado em agosto, ante elevação de 0,39% em julho.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram queda de 0,10% em agosto, ante uma redução de 0,53% em julho. Os preços dos bens intermediários recuaram 0,47% em agosto, depois de caírem 1,10% em julho. Os preços das matérias-primas brutas registraram redução de 2,27% em agosto, depois da alta de 1,14% no mês anterior.

Daniela Amorim
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

To Top