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Saque Imediato do FGTS registra procura no digital

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Saque Imediato do FGTS registra procura no digital. O primeiro final de semana de pagamento do Saque Imediato do FGTS, que teve início na sexta-feira (13) para os titulares de poupança Caixa e clientes que fizeram a opção por receber em sua conta da Caixa, nascidos entre janeiro e abril, transcorreu sem grandes problemas no atendimento e no crédito nas contas. Para atender os trabalhadores que receberam até R$ 500,00 por conta vinculada e tirar eventuais dúvidas, a Caixa abriu suas agências no sábado (14) e duas horas mais cedo na sexta (13) e nesta segunda (16) e terça-feira (17).

Assim como na sexta-feira, primeiro dia do calendário, as agências, rede lotérica e de correspondentes registraram fluxo normal de pessoas. Dessa maneira, a Caixa avaliou que não houve a necessidade de ampliar os dias de abertura antecipada nesse primeiro calendário.

Desde a edição da MP 889/2019 até esta terça-feira (17), a CAIXA contabilizou mais de 76 milhões de acessos ao site na Internet (fgts.caixa.gov.br). O novo App FGTS, completamente remodelado para atender a MP 889/19, já conta com mais de 8,3 milhões de downloads e, neste momento, é o aplicativo mais baixado no Brasil nas lojas Apple Store e Google Play.

A central de atendimento telefônico da Caixa específica para o Saque Imediato do FGTS (0800 724 2019) atendeu, até esta terça, cerca de 31,5 milhões de ligações. Já a área específica do FGTS no site da CAIXA teve mais de 51 milhões de acessos desde a edição da MP.

Ao todo foram registrados mais de 68 milhões de transações/atendimentos no 1º final de semana (dias 13, 14 e 15/09)
Foto: Andressa Mouzinho

Considerando o FGTS e todos os demais serviços oferecidos pela CAIXA, ao todo foram registrados mais de 68 milhões de transações/atendimentos no primeiro final de semana (dias 13, 14 e 15). Nesse número estão incluídos o atendimento nas agências e guichês de caixa, atendimento Telesserviço e ainda as transações nos diferentes canais: autoatendimento; Banco 24h, lotéricas, internet banking/mobile, correspondentes Caixa Aqui.

Na comparação deste final de semana com a movimentação dos canais e serviços do 10º dia útil de agosto e o sábado e domingo subsequente, o número representou um crescimento de 85% no número de transações.

“Destacamos a quebra de recorde nas transações do IBC e Mobile, com mais de 54 milhões de transações/atendimentos, sinal inequívoco que nossa empresa caminha para uma posição de destaque nesse tipo de canal”, comemorou o vice-presidente Valter Nunes (VIDAN).

Visita às agências e suporte nas centralizadoras e grupos de trabalho
Os créditos dos R$ 4,97 bilhões nas contas poupança de mais de 12 milhões de trabalhadores ocorreram já nas primeiras horas da madrugada da sexta-feira (13). “A cada duas semanas vamos liberar mais de R$ 5 bilhões. A Caixa está preparada para atender a população com tranquilidade nos mais de 55 mil pontos de atendimento em todas as regiões do Brasil”, afirmou o presidente Pedro Guimarães, que esteve presente no atendimento de sexta-feira na Agência Itaim, no bairro Itaim Bibi em São Paulo e de sábado na Ag. Aleixo, em Manaus (AM).

“Estamos realizando o maior pagamento da história. Atenderemos mais de cem milhões de brasileiros. A cada etapa do cronograma, estarei numa cidade diferente acompanhando o atendimento das agências”, disse Pedro Guimarães. Por orientação estratégica do presidente, mais 17 dirigentes da Caixa, entre VPs e diretores, acompanharam pessoalmente o atendimento aos trabalhadores nesse início da ação de pagamento em agências selecionadas em todos as regiões do país.

O sup. regional Severino Ribas (primeiro à esq.) e o sup. nacional Márcio Mourão em entrevista na Ag. Rio Manaus (AM)
Foto: Andressa Mouzinho

De acordo com o vice-presidente Paulo Henrique Angelo (VIFUG), dada a complexidade da ação de pagamento, abrangência e grande repercussão social, as visitas têm o objetivo de ampliar a visão integrada do corpo diretivo da empresa e agilizar o processo de tomada de decisão caso sejam identificadas situações críticas.

“Verificamos que os atendimentos transcorreram com plena normalidade, tendo sido observado um maior movimento nas máquinas de autoatendimento em algumas regiões”, observou Paulo Angelo. O vice-presidente destacou a grande contribuição das Centralizadoras e Representações do FGTS no atendimento junto às SR, do grupo de situação regional e do grupo de trabalho multidisciplinar constituído por empregados de várias áreas da Caixa, que estavam preparados para o tratamento das demandas da rede dentro da ação de pagamentos.

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