Benefícios

INSS informa pagamento de aposentados e pensionistas neste mês de março por CPF

inss agencia
Fotografia Mix Vale

INSS informa pagamento de aposentados e pensionistas neste mês de março por CPF A partir da próxima sexta-feira (22) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a pagar aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.

Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412), os depósitos referentes a março começam no dia 22 e vão até 5 de abril. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de abril, para os que têm cartão final 1 e 6. O calendário completo pode ser verificado no site do INSS.

O INSS paga, mensalmente, 39.036.865 benefícios previdenciários. Desse total, 5.657.745 são assistenciais, e 33.379.120 previdenciários. O número de pessoas que recebe até um salário mínimo é de 26.168.062. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.868.803 pessoas, segundo dados de janeiro deste ano.

Os beneficiários podem saber quanto vão receber de duas formas: ligando para a central de atendimento 135 e pelo aplicativo ou site Meu INSS. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os segurados que têm acesso à web podem acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

Antecipação do 13º salário

O pagamento do 13⁰ salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme o decreto 11.947, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, virá nos benefícios de abril (que vai de 24 de abril a 8 de maio) e de maio, que começa a ser pago em 24 de maio e termina em 7 de junho. 

A antecipação do décimo terceiro chegará a 33,6 milhões de benefícios e representará uma movimentação de R$ 33,68 bilhões em abril. Importante ressaltar que esse número é uma estimativa. A folha de pagamento de abril fecha no final do mês deste mês.

To Top