Africa

Com mercado otimista, FranceAgriMer eleva estimativa de exportação de trigo da França

Por Gus Trompiz

PARIS (Reuters) – A agência agrícola FranceAgriMer elevou acentuadamente sua estimativa para as exportações de trigo soft da França nesta temporada, citando otimismo entre operadores de que uma grande colheita e preços competitivos permitirá que as vendas francesas para fora do país se expandam.

Em projeções de oferta e demanda divulgadas nesta quarta-feira, a agência ampliou sua estimativa para as exportações de trigo soft francês para fora da União Europeia em 2019/20 para 11,7 milhões de toneladas, ante 11 milhões de toneladas vistos no mês passado.

A previsão revisada para 2019/20 supera em 14% o nível registrado na temporada anterior e representaria o maior nível em quatro anos.

“(Essa previsão) é vista no patamar mais baixo das expectativas do mercado. Nossa visão é bastante conservadora quando comparada às de alguns exportadores”, disse a repórteres Marion Duval, subchefe da unidade de grãos da FranceAgriMer.

Exportadores acreditam que a França se aproveitará de sua segunda maior colheita já registrada para atender à forte demanda do Marrocos e restabelecer uma parcela do mercado no Oeste da África tomada por fornecedores do Mar Negro, como Rússia e Ucrânia, acrescentou Duval.

A acentuada revisão para cima nas exportações compensou um aumento na oferta, levando a FranceAgriMer a reduzir sua projeção dos estoques de trigo soft ao final desta temporada para 2,9 milhões de toneladas, ante 3,3 milhões no mês passado.

Ainda assim, o número está 32% acima dos estoques de 2018/19 e representa uma máxima de três anos.

(Reportagem de Gus Trompiz)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEF981VO-BASEIMAGE

To Top