Benefícios

Saiba como acelerar um pedido de aposentadoria no INSS

Saiba como acelerar um pedido de aposentadoria no INSS. Envio incorreto de documentos pelo site do INSS pode atrasar e até barrar a concessão. Quem vai se aposentar pelo INSS pode fazer o pedido sem sair de casa, pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS. No entanto, a falta de familiaridade com a internet pode acarretar no envio incorreto de informações para o instituto e, consequente, atraso na liberação do benefício.

O Agora mostra como evitar falhas no requerimento e acelerar a concessão da aposentadoria.

Antes de iniciar o processo, use o site do INSS para conferir as exigências do benefício e simular qual será o valor da renda mensal. Neste momento é possível perceber se algum período não está sendo calculado pelo instituto.

De acordo com Anderson Willian Gonçalves Borges, chefe da divisão de gestão de benefícios do INSS em São Paulo, identificando o que falta, o segurado pode resolver essa pendência e evitar ser convocado posteriormente para o cumprimento de exigências.

Durante o requerimento, o segurado deve prestar muita atenção ao questionário feito pelo site, pois ele vai direcionar para o envio da documentação necessária para comprovar o direito. 

“Se responde que ‘sim’ à pergunta sobre o período de trabalho para órgão público, vai sair do processamento automático, porque vai precisar de documento”, exemplifica Borges.

Enviar documentos com rasuras ou ilegíveis também inviabiliza a análise correta do pedido pelos técnicos do INSS. Confira ao lado os requisitos para a digitalização.

Feito o pedido, o segurado deve acompanhar o andamento da análise pelo Meu INSS. “Quem pede pelo 135 também pode acompanhar pelo site e saber tem alguma exigência para cumprir”, orienta Borges.

Concessão do benefício | Aumente as suas chances

  • Desde 2018, o segurado pode solicitar sua aposentadoria pelo site do INSS, além do telefone 135
  • O acesso é pelo link www.gov.br/meuinss
  • A documentação necessária para comprovar o direito ao benefício deve ser anexada no site
  • Falhas no envio podem acarretar na demora da concessão ou até mesmo no indeferimento do pedido


Evite os erros mais comuns

1. Confira seu cadastro de contribuições

  • Antes de solicitar o benefício, verifique pelo site MEU INSS se cumpre as exigências
  • O extrato de contribuições (Cnis) é o documento mais importante da aposentadoria
  • Com base nele, o INSS calcula o tempo de contribuição e o valor do benefício

Analise seu Cnis com muita atenção

  • Compare cada salário com os seus holerites e pagamentos mês a mês
  • O extrato das contribuições também informa se há alguma pendência
  • Se houver, será preciso procurar a empresa, obter documentos complementares e pedir a correção 

2. Separe todos os documentos 

Reúna tudo o que tiver de sua vida profissional:

  • Carteiras de trabalho
  • Certificado de reservista, no caso dos homens
  • Certificado de tempo de contribuição, para quem foi funcionário público
  • Carnês de pagamento, para quem foi contribuinte individual
  • Extratos do Fundo de Garantia
  • Holerites
  • Contratos de início e fim do vínculo de trabalho
  • Sentença de ação trabalhista

3. Quando pedir a aposentadoria, responda às perguntas com precisão

  • Ao iniciar o agendamento, o sistema vai gerar algumas perguntas
  • Tenha atenção ao responder a essas questões, pois elas terão efeito no processo de aposentadoria
  • Uma pergunta respondida de forma errada pode levar o sistema a desconsiderar um período contributivo, por exemplo

5. Como anexar os documentos

  • Depois de responder a todas as perguntas, o segurado terá a opção de enviar arquivos ao INSS
  • Para todas questões respondidas positivamente, é importante mandar o documento que comprove o seu direito
  • Portanto, se disse que foi servidor público, encaminhe a certidão do órgão em que trabalhava
  • Basta tirar uma foto, anexar e enviar ao órgão

Padrão exigido

Salve o aquivo como: Nome e Sobrenome_CPF_TIPO DO DOCUMENTO.pdf

  • Todos documentos devem estar em formato de arquivo .pdf
  • O documento tem que estar legível e sem rasuras
  • Anexe os documentos respeitando a sequência pedida no site Meu INSS
  • O tamanho de cada arquivo não poderá exceder 5 MB e a soma de todos os arquivos deverá respeitar o limite de 30 MB
  • Acima deste limite, será preciso agendar atendimento na agência para entregar a documentação

Qualidade da digitalização:

  • Resolução 150 dpi
  • Colorido e 24 bits
  • Posição de leitura: vertical 


Processo trabalhista
Para não correr o risco de deixar de apresentar alguma informação importante ao INSS, anexe todo o processo

Entenda os prazos

  • De janeiro de 2018 a outubro de 2019, o INSS do estado de São Paulo já concedeu 290 mil aposentadorias automáticas
  • Não há, porém, como garantir que isso vá acontecer
  • O INSS iniciou um mutirão para tentar acelerar a liberação de aposentadorias, mas o pedido pode levar mais tempo do que o esperado
  • Há estados no país onde a análise chega a demorar nove meses
  • Se houver falha ou falta da entrega de alguma documentação, o INSS vai pedir a apresentação de documentos complementares
  • Neste caso, o segurado tem até 75 dias para apresentar documentos solicitados ou seu processo será extinto, sem análise do instituto e sem possibilidade de recurso

Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), instrução normativa 102, de 14 de agosto de 2019.

Fonte: Agora – Ana Paula Branco

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