Benefícios

Mudanças da Reforma da Previdência Social

aplicativo previdencia social e inss
rafapress/Shutterstock.com

A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, gerou mudanças significativas para os segurados do INSS, tanto do Regime Geral (RGPS) quanto dos Regimes Próprios (RPPS). As regras de aposentadoria, pensão por morte, tempo de contribuição e outros benefícios foram alteradas, impactando a vida de milhões de brasileiros.

1. Quem será atingido pelas novas regras?

A Reforma da Previdência afeta todos os segurados do INSS, inclusive os que já estão aposentados. No entanto, quem já está aposentado não terá nenhuma mudança em seu benefício.

2. Alterações no Financiamento da Previdência:

As alíquotas de contribuição previdenciária foram alteradas, tornando-se progressivas. Isso significa que quem recebe mais, contribui com mais.

3. Fim da Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Aposentadoria por Idade:

Essas modalidades foram extintas. Agora, para se aposentar, é necessário ter uma idade mínima e um tempo de contribuição.

4. Nova Fórmula de Cálculo na Previdência Social:

A fórmula de cálculo do valor da aposentadoria foi alterada. Agora, é utilizada a média de todos os salários de contribuição do segurado, sem a exclusão das 20% menores contribuições.

5. Pensão por Morte:

O valor da pensão por morte foi alterado para 50% do valor da aposentadoria do segurado, mais 10% por dependente, até o limite de 100%.

6. Regras de Transição:

Cinco novas regras de transição foram criadas para quem já estava próximo de se aposentar antes da Reforma. É importante analisar qual regra é mais vantajosa para cada caso.

7. Aposentadoria do Professor:

As regras de aposentadoria do professor também foram alteradas. Agora, há uma idade mínima para se aposentar e o cálculo do benefício foi modificado.

8. Aposentadoria Especial:

A aposentadoria especial também foi impactada pela Reforma. Agora, há uma idade mínima para se aposentar, mesmo para quem trabalha em atividades consideradas especiais.

9. Revisão da Vida Toda:

Aposentados podem pedir a revisão do valor da aposentadoria para considerar todos os seus salários de contribuição.

10. Planejamento Previdenciário:

É importante realizar um planejamento previdenciário para entender como a Reforma da Previdência te afetará e tomar as melhores decisões para garantir o seu futuro.

Conclusão:

A Reforma da Previdência é um tema complexo e com muitas nuances. É importante buscar orientação profissional para entender como as novas regras te afetam e quais são seus direitos.

To Top