X

Lojas online já estão no esquenta da Black Friday em 2019

De olho nos consumidores que estão à espera da Black Friday, as lojas online já começaram o esquenta para a data, que se consolida como uma das principais do comércio no Brasil,assim como ocorre nos Estados Unidos.

Neste ano, a sexta feira de promoções ocorre no dia 29 de novembro. Descontos já podem ser encontrados em diversos sites. Eles chegam a 80%, dependendo da loja e do item. Levantamento do Zoom, comparador eletrônico de preços, com base nos valores da última semana mostra que produtos eletrônicos estão 22,2% mais baratos, enquanto eletrodomésticos têm 19% de desconto, produtos de beleza, 9% e artigos de moda, 21%.

A data, que teve origem nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 2010 com o objetivo de estimular as vendas com preços promocionais antes dos feriados de final de ano. Segundo pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e da consultoria Ebit/Nielsen, a expectativa para a Black Friday de 2019 no comércio online é de faturamento acima de R$3 bilhões, alta de 18% em comparação ao ano passado. Para a planejadora financeira Annalisa Dal Zotto, da Par Mais, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas.”O risco é comprar bens que, apesar de desejados, não são fundamentais e estão fora do orçamento.”

Aposentadoria e pensão podem cair mais de 40% com a reforma

As novas regras da Previdência poderão reduzir quase pela metade alguns benefícios cujo direito for adquirido a partir da reforma, que passou a valer na última quarta-feira (15).

Para as aposentadorias por incapacidade permanente ou por exercício de atividade com grau médio de risco à saúde, a renda mensal cai de 100% para 60% da média salarial, caso sejam concedidas a beneficiários com até 20 anos de contribuição ao INSS.

Relacionadas

O redutor de 40% também será aplicado às pensões por morte pagas a viúvas ou viúvos sem filhos menores de 21 anos.

A aposentadoria por idade de segurados que a requisitarem tendo cumprido a carência de 15 anos de contribuição cai de 85% para 60% da média salarial.

O achatamento dos valores pagos a novos aposentados é resultado da introdução da regra geral de cálculo da reforma: as aposentadorias passam a ter um valor de partida de 60% da média salarial e recebem o acréscimo de 2% para cada ano a mais de contribuição –esse critério varia conforme o tipo de benefício ou o perfil do segurado.

No caso da pensão por morte, a base é de 50% do benefício ao qual o segurado que morreu recebia ou teria direito. O valor aumenta em 10% por dependente até o limite de 100%.

Pensão
A nova regra da pensão fará com que, por exemplo, viúvos sem filhos recebam 60% da aposentadoria à qual o cônjuge teria direito.
A diminuição real da renda, porém, poderá ser ainda maior se o beneficiário teve variações salariais desde o mês de julho de 1994.
Isso ocorrerá porque a própria média salarial ficará menor com o fim do descarte de 20% das contribuições de menor valor.