Asia

Banco russo VTB planeja deixar setor de grãos após expansão, diz CEO

Por Tatiana Voronova e Katya Golubkova

MOSCOU (Reuters) – O banco russo VTB, que está expandindo sua presença no ramo de commodities e possui a intenção de criar uma “campeã nacional” em grãos, deixará o setor após ampliar seus ativos nos próximos anos, disse à Reuters o presidente executivo da empresa.

Andrey Kostin também afirmou em entrevista que o VTB planeja negociar trigo através de suas operações na Suíça e que está na fase final das tratativas para adquirir metade do terminal de grãos de Taman, no Mar Negro.

O VTB, segundo maior banco da Rússia, atualmente é um grande exportador físico de grãos, após ter comprado uma trading local em agosto, e se tornou neste ano o maior operador de terminais de exportação de grãos do país, além de outras infraestruturas.

“Um dia o petróleo vai acabar, mas não os grãos”, disse Kostin na entrevista, realizada na semana passada e autorizada para publicação nesta terça-feira.

“Com isso, em perspectiva nos próximos anos, enquanto o negócio estiver sendo construído, continuaremos a atuar como um ‘player’ no mercado de grãos.”

Em junho, o banco de controle estatal pediu ao presidente Vladimir Putin que ajude na criação de uma “campeã” russa do setor de grãos para conter o papel de tradings estrangeiras e dar ao Estado maior controle sobre suas exportações, de acordo com uma carta vista pela Reuters.

No entanto, Kostin disse que uma vez que o negócio estiver concluído, o VTB planeja passá-lo adiante.

“Ainda não terminamos a expansão. Não descartamos a construção de novos terminais de grãos no Mar Negro”, acrescentou o executivo.

“Após nos consolidarmos e finalizarmos esse negócio, deixaremos esses ativos”, disse, sem detalhar as opções para sair do setor ou mencionar possíveis futuros proprietários.

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEFAI223-VIEWIMAGE

To Top